A UFRGS na época da criação do IF

Ao final da sua gestão na Reitoria, o prof. Elyseu Paglioli fez um extenso relato, publicado no livro Universidade do Rio Grande do Sul. Uma fase em sua história. Este relato tem grande significado histórico para o IF, uma vez que foi na gestão do prof. Elyseu que se deu a criação do Centro de Pesquisas Físicas e sua transformação em Instituto de Física. Digitalizamos partes do livro para o deleite do visitante deste sítio, assim esperamos.

Para se ter ideia do contexto acadêmico mais próximo ao IF, colocamos os textos referentes à Escola de Engenharia e à Faculdade de Filosofia.

(Agradecemos ao Pró-Reitor de Pesquisa da UFRGS, prof. João Edgar Schmidt, pelo envio do livro.)