Você tem pensado em Física?

Folheto publicado em novembro de 1959, ano da criação do IF-UFRGS, para divulgar o "Curso de Física da Faculdade de Filosofia da Universidade do Rio Grande do Sul", e apresentar possibilidades de trabalho em Física no Brasil. Com pequenas alterações, o folheto foi re-editado em agosto de 1966. Vale a pena ler a primeira edição, um panorama claro, pedagógico e sucinto da Física no final dos anos 1950. Não sabemos quantos estudantes ingressaram no Instituto de Física influenciados por este folheto, mas sabemos que foi por intermédio dele que o prof. Jornada tomou conhecimento das perspectivas em física na UFRGS. Veja seu depoimento.

O prof. Marcus Zwanziger foi outro a ser influenciado pelo folheto. Mais do que isso, foi responsável pela versão de 1966, que deve ter sido aquela que chegou às mãos de Jornada. Veja o depoimento do prof. Marcus.

Conforme depoimento da professora Victoria E. Herscovitz, o então assistente de ensino e pesquisa Renato Schreiner, teve grande participação na primeira edição do folheto. Pelos relatos, coube aos professores Darcy Dillenburg e Gerhard Jacob a revisão final do material escrito.

(Agradecemos ao prof. Gilberto Lima Thomas pela doação do folheto.)