Nota editorial

O prof. Marcus Guenter Zwanziger estudou e trabalhou no IF, de 1960 a 1975, quando se transferiu para o Instituto de Física Gleb Wataghin, da Unicamp, onde participou da criação e coordenou por muitos anos o Laboratório de Hidrogênio. Foi Diretor daquele Instituto entre 1983 e 1987.

O texto enviado pelo prof. Zwanziger atende a uma demanda pública que fizemos neste portal com o objetivo de coletar o maior número possível de depoimentos referentes à vida acadêmica e social no IF, ao longo desses 50 anos de existência.

Pela extensão e densidade do texto, resolvemos dar um tratamento editorial à altura, e atendendo a uma solicitação do autor providenciamos ilustrações iconográficas pertinentes. Com os registros fotográficos envolvendo pessoas montamos a “Galeria Zwanziger”, e nesse sentido cabe apresentar os critérios utilizados na seleção dessas fotografias:

1. Correspondência temporal com a época vivida pelo autor no IF;
  2. Relevância histórica. Assim, fotografias mais recentes foram utilizadas em duas situações: (a) Quando a pessoa em pauta não aparece em outras fotografias antigas disponíveis; (b) Quando a pessoa em pauta esteve envolvida em acontecimento de relevância histórica, posterior ao período coberto pelo autor.

Acessar o sumário do depoimento.