Sítio do IF

Se houver alguma informação equivocada (data, título de evento ou nome de pessoas), ou em falta, por favor entre em contato.  

 

Index

Programação

Crônicas & depoimentos

Iconografia

Documentos históricos

IF 45 anos

Mapa do portal

Créditos

A primeira dissertação de mestrado

A dissertação da Silvia foi a primeira a ser defendida em Astronomia na UFRGS, e a minha foi a segunda, em 31.1.1978, com banca ilustre: Luiz Muniz Barreto, do Observatório Nacional, e Gustavo Carranza, da Argentina. Foi a primeira dissertação com dados do Observatório do Morro Santana. Deste trabalho resultou um artigo publicado em 1981 na Astronomy and Astrophysics Supplement Series.

Por 1976 (ou 1977?), chegou o Juan José Clariá, vindo de Córdoba. Ficou na minha sala, o que era bom porque era ótima pessoa e cientista, mas fumava muito, e sempre tomando Pepsi-Cola durante todo o expediente. Depois de algum tempo, uns dois anos - lembro-me dele durante a Copa do Mundo de 1978, torcedor argentino emblemático - retornou para a Argentina.

Em fevereiro de 1978, realizou-se a Primeira Reunião Regional Latinoamericana de Astronomia, em Santiago do Chile. Fomos o Edemundo, eu, Federico e Zulema (com os filhos pequenos), e Clariá. Apresentei minha dissertação recém defendida. Tivemos direito a um pequeno terremoto e uma bela visita ao Observatório de Cerro Tololo.

No final de 1977, mais ou menos, o Celso Müller começou a implantar uma conexão por teletipo entre o IF e o CPD. Supostamente, poderíamos mandar os comandos e dados para o B-6700 no CPD, sem ter que levar os “stacks” de cartões perfurados. Até minha ida para o Exterior em julho de 1978, no entanto, a conexão era pouco utilizável, pois o ruído na linha era tal que muitos comandos chegavam truncados. A conexão por teletipo significava que os dados ou comandos eram digitados no teclado do teletipo, não em um teclado de computador, pois na época não existiam computadores (ou quase) deste tipo. O que era digitado, aparecia impresso em papel (de rolo) no teletipo. Vídeos, nem pensar. Mas aos poucos, estava começando uma nova era.

  1. Cientista amador
  2. Turma 1969
  3. Defenestração no Observatório Astronômico
  4. O Observatório do Morro Santana
  5. O fotômetro fotoelétrico
  6. A primeira dissertação de mestrado
  7. Miriani Pastoriza, Professora Titular e outras lembranças
  8. Referências bibliográfica

mec capes cnpq finep fapergs

© 2008 Instituto de Física - UFRGS
C.P. 15051, Campus do Vale
91501-970 Porto Alegre RS, BRASIL