Nota editorial

O prof. Jorge Ricardo Ducati ingressou como estudante no IF no vestibular de 1969. Concluiu o bacharelado em 1973 e o mestrado em 1978. Em 1975, foi aprovado em concurso para professor do Departamento de Astronomia do IF, do qual foi Chefe, entre 1983 e 1985. Entre 1978 e 1983 fez o doutorado em astrofísica na Universidade de Estrasburgo, França. Foi Diretor do Observatório Astronômico (1994-1996) e do Centro Estadual de Pesquisas em Sensoriamento Remoto e Meteorologia (1997-2006). Neste último, também foi Vice-Diretor (2006-2008).

Alguns dos personagens mencionados aqui, já o foram no depoimento do prof. Marcus Zwanziger, razão pela qual usamos a “Galeria Zwanziger” para os registros iconográficos das pessoas já mencionadas, e criamos a Galeria Ducati para os novos personagens introduzidos no presente depoimento.

Foram usados aqui os mesmos critérios utilizados na seleção das fotografias para a Galeria Zwanziger, a saber:

1. Correspondência temporal com a época vivida pelo autor no IF;
  2. Relevância histórica. Assim, fotografias mais recentes foram utilizadas em duas situações: (a) Quando a pessoa em pauta não aparece em outras fotografias antigas disponíveis; (b) Quando a pessoa em pauta esteve envolvida em acontecimento de relevância histórica, posterior ao período coberto pelo autor.

Acessar o sumário do depoimento.