No 10° aniversário, um fato desagradável

Em 1969, o IF fez 10 anos e houve um coquetel no primeiro andar da Reitoria. Por alguma razão eu estava lá, convidado ou não, e creio que era o único aluno (ao menos do primeiro ano).

Nesta época, por volta de 1970, ocorreu algo muito desagradável. Vamos lá. Como muitos sabem, tenho um irmão mais velho, Carlos Antonio, que ingressou no curso de Física em 1963 (a mesma turma do Carlos Suely Santana). O Carlos Antonio tinha idéias alternativas, para dizer o mínimo, e não avançava muito no curso. Quando eu entrei em 1969, ele continuava vinculado ao curso e matriculado em várias disciplinas. Em 1970, fui procurado pelo Professor David Mesquita da Cunha, então diretor do IF, que se apresentou como porta-voz de uma preocupação institucional sobre a repercussão negativa que haveria, para o IF, se meu irmão se formasse em Física e passasse a veicular suas idéias, como físico e ainda mais formado no IF-UFRGS. O Prof. David queria que eu encontrasse uma maneira de convencer meu irmão a desistir do curso. Tivemos alguns encontros em que ele apresentava esta preocupação, e em que eu dizia que não via maneira de, eu, interferir na vida de outra pessoa, com esta intenção. Aos poucos o assunto foi morrendo e não tivemos mais contato; pouco tempo depois, o Prof. David faleceu. Não guardei boas lembranças do episódio, em especial da visão que o Instituto de Física tinha de si mesmo.

1. Cientista amador
  2. Turma 1969