Sítio do IF

Se houver alguma informação equivocada (data, título de evento ou nome de pessoas), ou em falta, por favor entre em contato.  

 

Index

Programação

Crônicas & depoimentos

Iconografia

Documentos históricos

IF 45 anos

Mapa do portal

Créditos

Cientista amador

Meus contatos com a Astronomia na UFRGS começaram lá por 1965, quando, com amigos, eu ia visitar o Observatório Astronômico. Não tínhamos muito contato com o pessoal do Observatório, tanto que não lembro quem era o Diretor, talvez já fosse o Prof. José Carlos Haertel, ou então era o Prof. José Baptista Pereira. Este tinha o seu observatório particular em sua casa na rua Bordini, com cúpula e tudo. Aliás, nesta época havia muitos aficionados, pois associado ao Prof. Baptista Pereira estava sempre o Raul Kuplich, astrônomo amador e por um tempo, bolsista CNPq no Observatório. Ele também tinha seu observatório em casa, o qual não conheci.

Prof. José Baptista Pereira, em frente à sua residência, na Rua Coronel Bordini, 1065. Sob a cúpula do seu Observatório, estava instalado o telescópio refletor de 400 mm, construído por ele. Mais informações na página do Planetário, em http://www.planetario.ufrgs.br/biografia.html.

Observatório Astrônomico da UFRGS.

 

 

Também na mesma época, eu pertencia a uma associação juvenil (a Organização para Estudos Científicos) de aficcionados pelas ciências, e que incluía a construção e lançamento de pequenos foguetes. As tubeiras destes foguetes eram torneadas nas oficinas do IF, creio que com a valiosa ajuda do Eri Bellanca.

Os lançamentos ocorriam no grande terreno baldio onde está hoje o Campus da Saúde da UFRGS, e mais tarde, fora da cidade, felizmente, pois com os progressos, foguetes foram alcançando grandes altitudes.

No quadro do eclipse total do Sol de 12 de novembro de 1966, participei de duas excursões, uma em 5 de novembro para observar os lançamentos de foguetes da NASA na praia do Cassino, e outra em 12 de novembro para observar o eclipse em Bagé; foram atividades sem ligação com o envolvimento da UFRGS no evento.

Fotografia do eclipse total, que tirei com minha câmera Kodak Rio-400, onde, além da coroa solar, aparecem algumas estrelas.

  1. Cientista amador
  2. Turma 1969
  3. Defenestração no Observatório Astronômico
  4. O Observatório do Morro Santana
  5. O fotômetro fotoelétrico
  6. A primeira dissertação de mestrado
  7. Miriani Pastoriza, Professora Titular e outras lembranças
  8. Referências bibliográficas

mec capes cnpq finep fapergs

© 2008 Instituto de Física - UFRGS
C.P. 15051, Campus do Vale
91501-970 Porto Alegre RS, BRASIL