Nota editorial

PHD em 1968
O prof. Paulo Henrique Dionisio estudou e trabalhou no IF, de 1963 a 1994, ocasião em que aposentou-se como professor adjunto. No ano seguinte foi admitido como professor titular na Unisinos, onde permaneceu até 2004. Tem experiência em Física da Matéria Condensada, havendo atuado principalmente nos seguintes temas: implantação iônica, metalurgia de filmes finos e espectroscopia Mössbauer. Dedicou-se, contudo, preferentemente, às atividades de ensino.

O texto do prof. Dionísio foi motivado pelo depoimento do prof. Marcus Zwanziger. Como era de se esperar, muitos dos personagens ali mencionados entram em cena aqui também, razão pela qual usamos a “Galeria Zwanziger” para os registros iconográficos das pessoas já mencionadas, e criamos a Galeria Dionisio para os novos personagens introduzidos no presente depoimento.

Foram usados aqui os mesmos critérios utilizados na seleção das fotografias para a Galeria Zwanziger, a saber:

1. Correspondência temporal com a época vivida pelo autor no IF;
  2. Relevância histórica. Assim, fotografias mais recentes foram utilizadas em duas situações: (a) Quando a pessoa em pauta não aparece em outras fotografias antigas disponíveis; (b) Quando a pessoa em pauta esteve envolvida em acontecimento de relevância histórica, posterior ao período coberto pelo autor.

Acessar o sumário do depoimento.