Simposium de Física Nuclear

Realizado no IF-UFRGS, de 7 a 12 de dezembro de 1959, foi um evento importante para a história do recém-criado Instituto. Na tarde do dia 12 foi realizada uma reunião informal para a discussão dos programas do IF. Foi nesta reunião que se decidiu pela realização imediata de experiências de correlação angular, com equipamentos existentes no Instituto e com o auxílio de físicos experimentais do Rio e de São Paulo. No entanto, o primeiro experimento foi inteiramente realizado pelos auxiliares de ensino e pesquisa do IF, Alice Maciel e Celso Sander Müller.

O arranjo experimental e os primeiros resultados são apresentados abaixo. Clique na imagem para ampliá-la. Veja o relatório que eles fizeram, na forma de um artigo científico.