Voltar para a pagina TOP 10

Experimentos de Galileu

© 2002 Prof. C.A. dos Santos
Texto revisado em outubro/2002

O segundo experimento entre os 10 mais da revista Physics World refere-se à queda dos corpos, e teria sido realizado por Galileu na torre de Pisa. Embora, de acordo com o historiador Alexandre Koyré, isso não passa de uma lenda, é interessante discutir o que pretendia Galileu com este tipo de experiência. O principal objetivo de Galileu era combater a hipótese de Aristóteles, segundo a qual a velocidade de queda de um corpo é proporcional a seu peso. Para Galileu, o peso não deveria ter qualquer influência na velocidade de queda. A comprovação seria simples: bastava jogar do alto da torre corpos com diferentes pesos e medir o tempo de queda. Há relatos na literatura de que bolas de 10 gramas e de 1 grama teriam sido lançadas, todas chegando ao solo ao mesmo tempo. Isso poderia ser facilmente observado se não houvesse a resistência do ar e outros fatores, como a forma e o material dos corpos lançados. Na verdade, a afirmação "todas chegando ao solo ao mesmo tempo" só seria rigorosamente verdadeira se a experiência fosse realizada no vácuo.

Galileu vislumbrou uma alternativa ao experimento da torre de Pisa para investigar a relação entre o peso de um corpo e sua velocidade de queda. Esta alternativa constitui o oitavo experimento mais votado pelos leitores da Physics World. Os experimentos sobre o movimento de corpos num plano inclinado são detalhadamente descritos por Galileu na sua famosa obra Discursos sobre duas novas ciências.

torre de Pisa

plano inclinado

Voltar para a pagina TOP 10

Bibliografia

1. BASSALO, J.M.F. Crônicas da Física. Belém: Gráfica e Editora Universitária (1987).
  2. GALILEU GALILEI Duas novas ciências. São Paulo: Nova Stella Editorial.
  3. HALLIDAY, D., RESNICK, R. Fundamentos de Física, v. 1. Mecânica. Rio de Janeiro: Livros Técnicos e Científicos (1991).
  4. KOYRÉ, A. Estudos de história do pensamento científico. Rio de Janeiro: Forense Universitária (1991).
  5. LUCIE, P. Física básica 1. A gênese do método científico. Rio de Janeiro: Editora Campus (1977).
  6. THUILLIER, P. De Arquimedes a Einstein. A face oculta da invenção científica. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor (1994).