17/08/2009

Exposição sobre astronomia está instalada no saguão do Plenário Otávio Rocha
Tribuna Popular

Instituto de Física da UFRGS celebra cinquentenário

A Tribuna Popular da sessão ordinária desta segunda-feira (17/8) da Câmara Municipal de Porto Alegre foi ocupada pela diretora do Instituto de Física da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (IF-UFRGS), Márcia Cristina Bernardes Barbosa, que solicitou apoio dos vereadores para que ajudem o instituto a divulgar o conhecimento da ciência e a tecnologia. A professora também resgatou a história do instituto que completa 50 anos.

Segundo Márcia Cristina, o Instituto começou com a criação do Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas, em 1949. Dois anos depois, afirmou foi criado o Conselho Nacional de Pesquisa, imediatamente seguido pela criação do Instituto de Matemática Pura e Aplicada, em 1952. Em 1953 foi criado o Centro de Pesquisas Físicas da, ainda não federalizada, Universidade do Rio Grande do Sul (CPF-URGS), que seis anos depois deu lugar aos Institutos de Física e de Matemática. "Ao longo desses 50 anos de existência, o IF-UFRGS teve relevante participação na vida acadêmica brasileira".

A professora afirmou também que ao lado do Instituto de Física da USP, o IF-UFRGS foi o precursor da pesquisa em ensino de ciências no Brasil, "uma atividade hoje disseminada pelos Departamentos de Física de quase todas as universidades brasileiras". Esses dois Institutos foram os pioneiros na criação de cursos de Pós-Graduação em Ensino de Física. “O programa de Pós-Graduação em Física, nos níveis de Mestrado e Doutorado, obteve conceito A na sua primeira avaliação pela CAPES em 1979. Feito igualado apenas pelo Instituto de Física da USP de São Carlos. Desde então o IF-UFRGS vem obtendo nota máxima na avaliação CAPES”, ressaltou.

Na área da pesquisa básica, lembrou Márcia Cristina, o sucesso é ainda mais notável. "Já em 1960, com precários equipamentos, professores do IF-UFRGS realizaram seu primeiro experimento com correlação angular, um feito inicialmente considerado impossível por colegas da USP", lembrou. Outro feito citado foi um trabalho publicado em 1966, pelos professores Gerhard Jacob e Theodor Maris que foi, entre 1973 e 1978, o trabalho de física do Terceiro Mundo mais citado por autores do Primeiro Mundo.

Márcia Cristina convidou aos vereadores para visitarem o Laboratório Itinerante Tecnologia com Ciência que ocupa uma carreta-palco repleta de experimentos, painéis, vídeos e monitores que revelam a Física contida em objetos do dia-a-dia, que está instalado nos jardins da Câmara Municipal. Segundo ela, os visitantes poderão também saber mais sobre energia e meio ambiente e Física do Som. Também forma convidados a conhecerem a exposição itinerante Em Casa, No Universo - instalada no saguão do Plenário Otávio Rocha, que homenageia o Ano Internacional da Astronomia e celebra os 400 anos do uso do telescópio pelo cientista italiano Galileu Galilei (1564-1642).

Regina Tubino Pereira (reg. prof. 5607)

Texto extraído do Portal da Câmara Municipal de Porto Alegre.