Crônicas & Depoimentos

Crônicas e depoimentos que tenham a ver com a história do Instituto podem ser enviados para o endereço indicado na barra superior.

Memórias da Astronomia no IF- Depoimento do professor Jorge Ricardo Ducati. Professor Associado do Departamento de Astronomia.
Depoimento do Prof. James Patsy Viccaro, dado a Carlos Alberto dos Santos, João Batista Marimon da Cunha, Moacir Indio da Costa JR. e Victoria Elnecave Herscovitz, 28 de abril de 2009.
Cinquenta anos de lembranças — Instituto de Física da UFRGS - Depoimento do professor Felipe Daiello, Escola de Engenharia - UFRGS.
50 anos do IF, Lembranças do futuro (de volta ao futuro) - Depoimento do professor Horacio Alberto Dottori, ex-Vice-Diretor do IF-UFRGS.
Os cinquenta anos do Instituto de Física e a “imigração castelhana” - Depoimento do professor Jose Roberto Iglesias, Professor Titular do IF-UFRGS.
Eu lembro - Depoimento do professor Paulo Henrique Dionísio, professor do IF-UFRGS de 1967 a 2004, e Professor Titular da Unisinos de 1995 a 2004.
Meus anos verdes no IF-UFRGS, 1960-1975 - Depoimento do professor Marcus Guenter Zwanziger, professor do IF-UFRGS (1962-1975) e diretor do IF-Unicamp (1983-1987).
A História do Instituto de Física - Depoimento da professora Alice Maciel, na Comissão de História da UFRGS, em julho de 1987. Embora no rodapé da primeira página esteja escrito Palestra, provavelmente ali colocada a posteriori, a autora acha que foi um depoimento. De fato, em 1977 o reitor Homero Jobim cria a Comissão de História (Portarias 474/77 e 233/79), coordenada pelo professor Dante Laytano. A Comissão recolheu expressivo material histórico, realizou entrevistas com personagens de destaque na instituição, mas foi extinta na década de 1980. Atualmente a documentação recolhida e organizada pela Comissão está sob a guarda do Museu Universitário. (Acervos documentais da UFRGS: riqueza e desorganização).
DILLENBURG, D., JACOB, G. O início da pesquisa em física em nossa Universidade. In: GUEDES, P.C., SANGUINETTI, Y. UFRGS: Identidade e Memórias. 1934 - 1994. Editora da Universidade/UFRGS, 1994. p.184.

ZAWISLAK, F.C. O Instituto de Física e o desenvolvimento da informática no Rio Grande do Sul. In: GUEDES, P.C., SANGUINETTI, Y. UFRGS: Identidade e Memórias. 1934 - 1994. Editora da Universidade / UFRGS, 1994. p.184.

Veja a oferta do primeiro curso de mestrado em Ciência da Computação da UFRGS.

Nota Introdutória do livro Current Topics in Nuclear Physics and Quantum Field Theory - Festschrift for Th.A.J.Maris- D. Dillenburg e G. Jacob.
Primeiro de abril de 2005 - Apresentação PowerPoint sobre a "surpresa" que preparamos para Fernando Zawislak.
Fernando Cláudio Zawislak, um vinho de uma safra excepcional - Vários autores.
Elementos para a História do Centro de Pesquisas Físicas da URGS - C.A. dos Santos.