Integração de atividades computacionais e experimentais: uma alternativa utilizando o paradoxo da queda livre


Maciel Sulzbacher da Silva (UFMT/Sinop); Leonardo Albuquerque Heidemann (IF/UFRGS); Ricardo Robinson Campomanes Santana (UFMT/Sinop).


Obs: Todos os vídeos foram gravados em câmera lenta, com 120 quadros por segundo. O Tracker usualmente identifica o número de quadros por segundo dos vídeos automaticamente, mas, se isso não ocorrer, é possível configurar o vídeo indicando no software o número de quadros por segundo do vídeo. Antes de fazer a vídeoanálise, certifique-se de que essa informação está adequada no software. Como referência para a coleta de dados, pode-se tomar o valor do comprimento da haste investigada, que tem (0,73 ± 0,01) metro.


Vídeo 1 (hasta abandonada com ângulo de 20º)

Vídeo 2 (hasta abandonada com ângulo de 30º)

Vídeo 3 (hasta abandonada com ângulo de 40º)

Vídeo 4 (hasta abandonada com ângulo de 50º)

Vídeo 5 (hasta abandonada com ângulo de 60º)

Link para o modelo computacional construído com o software Insight Maker

Arquivo com o modelo computacional construído com o software Insight Maker

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Site do software Insight Maker



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