Atividades tradicionalmente desenvolvidas em aulas experimentais de cursos de graduação em Física têm sido profundamente criticadas por pesquisadores da área (e. g., Hodson, 1994; Borges, 2002). Enfadonhas e improdutivas, essas atividades costumam ser conduzidas a partir de roteiros excessivamente dirigidos, incentivando os estudantes a agirem de forma mecânica, sem refletirem sobre os fundamentos teóricos das suas investigações. A fundamentação epistemológica das aulas também é bastante deficiente. É usual que elas contribuam para que os estudantes construam concepções empiristas ingênuas desenvolvendo atividades em que o objetivo das investigações realizadas é a descoberta de leis por meio da coleta de dados experimentais.

Esse cenário evidencia a necessidade de uma profunda reformulação nas aulas de laboratório conduzidas nos cursos de Física. As atividades experimentais precisam dar oportunidade para que os estudantes sejam protagonistas em suas investigações, possibilitando que eles desenvolvam competências relacionadas com o fazer experimental. Além disso, é importante que as aulas de laboratório favoreçam a construção, por parte dos estudantes, de concepções não ingênuas sobre a natureza da Ciência.

Impulsionados por essas necessidades, apresentamos nesta hipermídia quatro atividades experimentais com enfoque no processo de modelagem científica que denominamos de episódios de modelagem. Neles, os estudantes são defrontados com situações que:

  1. i)evidenciam aspectos importantes do processo de modelagem científica, dando oportunidade para que eles evoluam em suas concepções epistemológicas, e

  2. ii)demandam uma postura ativa, possibilitando o desenvolvimento de competências relacionadas com a criação de questões de pesquisa, o delineamento de experimentos, a execução crítica de operações empíricas e a análise de dados experimentais.

Mais do que propor atividades, nosso desejo é inspirar professores e pesquisadores a desenvolverem atividades mais adequadas tanto do ponto de vista metodológico, propiciando que os estudantes se envolvam de forma mais intensa com suas investigações, como do ponto de vista epistemológico, proporcionando o desenvolvimento de concepções epistemológicas não ingênuas. Resultados de pesquisas desenvolvidas com o uso das atividades apresentadas nesta hipermídia podem ser consultados em Heidemann (2015), Heidemann, Araujo e Veit (2013; 2015a; 2015b).

Especificamente, apresentamos neste material:

  1. uma proposta de como conduzir atividades experimentais por meio do que denominamos de episódios de modelagem, dando orientações sobre questões epistemológicas e sobre o fazer experimental da Física;

  2. diretrizes para a elaboração de relatórios de investigações conduzidas à luz de tais orientações;

  3. protocolos de avaliação desses relatórios;

  4. material de apoio para quatro episódios de modelagem, criados para uso em aulas experimentais de Física Geral.

Apresentação

Referências