Baixe o manual resumido de laboratório aqui
LABORAT̉RIO ÓTICA GEOMÉTRICA: LENTES DELGADAS

 

1. Objetivos

Determinação das distâncias focais de lentes delgadas convergentes e divergentes.

 

2. Descrição da Experiência

- Equação dos pontos conjugados

Dado um objeto situado a uma distância "o" de uma lente, a mesma produz uma imagem a uma distância "i" tal que:

(1)

sendo f a distância focal da lente. Esta expressão denomina-se equação dos pontos conjugados.

Se a lente é convergente a distância focal é positiva, se é divergente a mesma é negativa.

Podemos determinar a distância focal de uma lente convergente, medindo diretamente "o" e "i" e determinando f a partir da equação (1). Alternativamente a distância focal pode ser determinada utilizando-se o método de Bessel.

- Método de Bessel

Pode-se comprovar que para uma distância fixa A entre o objeto e um anteparo, existem duas posições 1 e 2 da lente que produzem uma imagem nítida do objeto sobre o anteparo. Denominando-se D a distância entre estas duas posições da lente, pode-se provar que:

. (2)

Esta expressão é denominada fórmula de Bessel e a partir dela podemos determinar a distância focal de uma lente convergente.

 

3. Procedimento Experimental

3.1 Determinação da Distância Focal de uma Lente Convergente

- Método dos pontos conjugados Com o auxílio de um banco ótico, monte uma lente convergente entre uma vela acesa e o anteparo como mostra a figura. A chama e o centro da lente devem estar no mesmo nível.

Localize a imagem no anteparo e então meça as distâncias objeto "o" e imagem "i". Repita este procedimento para cinco posições diferentes do objeto (a vela) em relação à lente. Faça uma tabela como abaixo e determine o valor médio da distância focal.

o
i
f
       
       
       
       
       
 

- Método de Bessel

Coloque a vela e o anteparo separados por uma distância A. Deslocando-se a lente entre a vela e o anteparo, você encontrará duas posições para as quais se forma uma imagem nítida da vela sobre o anteparo. Sendo A a distância entre a vela e o anteparo e D a distância entre as duas posições da lente, determine a distância focal da lente utilizando a equação de Bessel (2).

Fixe cinco posições diferentes da distância vela-anteparo (A) e para cada caso determine as distâncias D correspondentes. Faça uma tabela do tipo abaixo e determine .

A
D
f
       
       
       
       
       
 

3.2 Determinação da Distância Focal de uma Lente Divergente

A fim de se obter a distância focal de uma lente divergente é preciso um objeto virtual. Para se obter este objeto virtual deve-se proceder da seguinte maneira: aproveite a montagem experimental anterior na qual foi determinada a distância focal da lente convergente. Para uma dada posição do objeto (A), localize e anote a posição B da imagem no anteparo e a distância imagem real da lente convergente, iconv.. Interponha, a seguir, como mostra a figura abaixo, uma lente divergente entre a lente convergente e o anteparo. A posição da imagem real dada pela lente convergente (posição B) será a posição do objeto virtual para a lente divergente. Localize a imagem da lente divergente mudando a posição do anteparo (e da lente divergente se for necessário) para um ponto diferente (chamado de B¢ na figura), e determine a distância imagem da lente divergente, idiv., que estando a direita da lente é positiva. Nestas condições meça l , a distância entre as lentes, obtendo a distância objeto virtual da lente divergente, que é
iconv. - l  = odiv. < 0.

 

Repita este procedimento cinco vezes e faça uma tabela do tipo:

odiv.
idiv.
f
       
       
       
       
       
 

4. Obtenção de Imagens

Observe imagens reais e virtuais formadas por uma lente convergente e procure a diferença entre elas. As imagens reais podem ser captadas sobre um anteparo ou vistas no espaço, no local onde se formam. Uma maneira que pode auxiliá-lo na observação da imagem no espaço é localizá-lo num anteparo e, colocar-se detrás deste (na direção formada pelo objeto e a lente), focar os olhos na posição do anteparo enquanto este é retirado. Verifique se a imagem é maior, igual ou menor do que o objeto para diversas posições deste e procure relacionar, qualitativamente, a distância do objeto à lente com o tamanho da imagem. Procure ser sistemático em suas observações e relate-as.

Concluídas as observações com a lente convergente, observe a imagem de um objeto formado por uma lente divergente. A imagem é real ou virtual? Existe uma relação entre a distância do objeto à lente e o tamanho de imagem? Como se distinguem lentes convergentes de lentes divergentes?