Avaliação

Até o ano de 2009, todos experimentos didáticos de Física Básica do IF/UFRGS eram realizados como parte do programa das disciplinas teóricas. Nessa época, as atividades experimentais tinham caráter secundário e o conceito dos estudantes nas disciplinas era determinado predominantemente pelo desempenho nas provas teóricas.

Recentemente, foram criadas disciplinas experimentais independentes das disciplinas teóricas. Uma das conseqüências dessa autonomia dada às atividades experimentais é a possibilidade de reprovação. Até mesmo o aluno mais brilhante em teoria poderá ser reprovado se não apresentar, ao longo do semestre, as habilidades exigidas para aprovação nas disciplinas experimentais.

Por isso, recomendamos que você se dedique às atividades experimentais, prestando atenção aos métodos de avaliação. A seguir, são detalhados os tipos de avaliação previstos nesta disciplina:

  • Anotações de Laboratório: Em cada atividade experimental, os estudantes deverão registrar individualmente os dados obtidos em um caderno tipo-ata. As recomendações para tais anotações são comunicadas em um texto de apoio (para acessá-lo, clique aqui).
  • Relatórios: Conforme determinação de cada professor, os estudantes deverão entregar relatórios individuais das atividades experimentais: textos formais com introdução, desenvolvimento e conclusão. Para obter o modelo que deve ser seguido na elaboração dos relatórios, clique aqui.
  • Provas: Serão aplicadas duas provas individuais que envolverão os procedimentos de análise de dados mais recentemente discutidos na disciplina. Como preparação para as provas, estude os textos de apoio fornecidos para esta disciplina (para acessá-los, clique aqui).

Ao final do semestre serão calculadas duas médias: M.PROVA, que se refere á média das provas; e M.LAB, que se refere à média das notas dadas aos relatórios e às anotações de laboratório. A média final M.FINAL será obtida a partir da seguinte média ponderada:

Detalhes do Cálculo das Médias do Semestre.

Enfim, destacamos que os professores poderão atribuir ou retirar grau conforme a participação de cada estudante.