Pesquisa e Desenvolvimentos em Campos Magnéticos Muito Intenso

Dr. Frederik Wolff-Fabris

Forschungszentrum Dresden-Rossendorf (FZD) - Dresden High Magnetic Field Laboratory (HLD)

Esta palestra será dividida em três partes. Primeiramente, será feita uma introdução sobre a geração de altos campos magnéticos, focando o atual estágio de avanço técnico em campos magnéticos contínuos produzidos por bobinas supercondutoras ou bobinas resistivas (como, por exemplo, os magnetos híbridos que permitem atingir até 45 T) e campos magnéticos pulsados (duração de centenas de milisegundos e campos até 100 T). Serão apresentados os principais laboratórios que operam esses magnetos como uma ?user facility? para pesquisadores de qualquer parte do mundo.

A segunda parte da apresentação será dedicada às técnicas experimentais disponíveis para pesquisa científica, assim como o seu desenvolvimento. Seguindo a recente ?9th International Conference on Research in High Magnetic Fields? organizada em Dresden, será apresentado um ?overview? sobre estudos científicos em altos campos magnéticos, como, por exemplo, temas sobre supercondutores, sistemas fortemente correlacionados, magnetos quânticos, semicondutores e mesmo materiais não magnéticos.

A parte final da palestra será dedicada a alguns estudos por nós realizados em anos recentes, com destaque para medidas de transporte eletrônico e magnéticas em supercondutores tendo em vista o estudo de possíveis transições quânticas, do diagrama de fases e também de oscilações quânticas (efeito Shubnikov-de Haas). Um segundo projeto a ser discutido é um estudo no sistema de spins quânticos 1D, ?Azurita?. A azurita é um mineral formado por spins de Cu com S=1/2 dispostos ao longo de cadeias unidimensionais, mostrando uma transição antiferromagnética em 1.8 K. Sugere-se que a azurita apresenta frustração magnética. O diagrama de fases desse material é explorado através de medidas de expansão térmica e magnetostricção, fornecendo informações sobre as distorções da estrutura cristalina induzidas por campo magnético e a natureza das interações magnéticas.