Transcrição do vídeo de apresentação

 

Sou Eliane Angela Veit, professora do Departamento de Física da UFRGS, onde há muito tempo me preocupo com a inserção de tecnologias na sala de aula de Física. Nos últimos anos tenho contado com o valiosa colaboração do meu colega  Ives Solano Araujo, com quem consigo trabalhar em perfeita sintonia. Por isso quando decidimos atuar nesse curso de EAD, optamos por ministrar conjuntamente as disciplinas que nos responsabilizamos, quer serão em númer de três.

Bem, também sou professor de Física da UFRGS e trabalho com Tecnologias de Informação e Comunicação. Posso dizer que temos alguma experiência em cursos de ensino a distância  para professores de ensino médio e esperamos aprimorá-la nesta disciplina.

Nesse pequeno vídeo damos nossas boas-vindas e esperamos que o trabalho realizado nessa disciplina possa ser útil para vocês, especialmente para inovarem suas práticas docentes, contribuindo para a melhoria no ensino de Física em sala de aula.

Na sequência, faremos uma apresentação rápida sobre a disciplina.

Objetivo

O objetivo dessa disciplina é contribuir para a inserção de tecnologias de informação e comunicação na sala de aula do Ensino Médio, como uma ferramenta que efetivamente auxilie a aprendizagem de Física.  Para tanto, além do desenvolvimento de recursos digitais, pretendemos que vocês desenvolvam uma visão crítica das práticas de ensino com esses recursos e que, em momento oportuno, levem à sala de aula algumas das aprendizagens dessa disciplina.

Conteúdo a ser abordado

Em termos do conteúdo a ser abordado esta disciplina se desenvolverá baseada na articulação de três componentes: as Tecnologias de informação e comunicação,  o conteúdo de Física e as estratégias de ensino.
Em relação às Tecnologias de Informação e Comunicação vocês trabalharão com um elenco diversificado de mídias e ferramentas digitais, sempre vistas como um meio para a aprendizagem de Física, e não um fim em si mesmas. o Moodle será usado essencialmente como meio de comunicação e suporte para a entrega de tarefas (vamos nos concentrar nas hipermídias digitais e não abordaremos mídias educacionais como TV, rádio, impresso em papel, ...)

Nas estratégias de ensino discutiremos o uso das ferramentas digitais como meio auxiliar à aprendizagem de Física. Um de nossos objetivos é utilizar esses recursos para promover um engajamento ativo do aluno com seu próprio aprendizado.

A Física é o conteúdo disciplinar que trabalharemos e será sempre o foco de nossas atenções. A esse respeito, entretanto, apostamos todas as fichas em vocês! Pois, como professores de Física do Ensino Médio ou de Ciências do nível fundamental, têm amplas condições de estabelecer o que deve ser ensinado de conteúdo, em que nível, e quais as metodologias mais adequadas aos alunos de ensino médio ou fundamental.

O foco de nossas aulas serão as ferramentas digitais e as estratégias de aplicação. Mas não se trata de ensinarmos tin-tin por tin-tin o uso de determinada ferramenta digital seguindo um roteiro do tipo passo a passo. Isso seria pouco útil, pois em breve essa ferramenta se tornará obsoleta. Se vocês não tiverem aprendido a aprender, não serão capazes de independentemente se adaptarem ao uso de novas  ferramentas.

Nossa filosofia é que precisamos lhes apresentar as potencialidades das ferramentas e as ideias básicas de como utilizá-las. O bom uso de uma ferramenta vem com o interesse e a prática.

Nesse curso de especialização, vocês contarão com a ajuda dos colegas e dos tutores para resolver problemas específicos. Ao longo da vida, poderão contar com a ajuda de outros professores, fóruns de discussão, com arquivos de ajuda que acompanham os softwares e assim por diante, desde que tenham iniciativa para enfrentarem o desafio.

Metodologia

Nosso foco é a autoria como estratégia de aprendizagem. A ideia é que vocês aprendam na medida em que constroem objetos do interesse de vocês e que sirvam como instrumento de ensino-aprendizagem de Física.

Tão logo quanto possível esperamos que os levem à sala de aula, facilitando à aprendizagem dos seus alunos e a de vocês próprios, aprendendo ainda mais e compartilhando conosco suas aprendizagens.

Para isso, a cada semana, será proposta uma situação-problema para a qual vocês terão que propor uma solução articulando as três componentes dessa disciplina, as TICs, as estratégias de ensino e a Física. Nosso conselho, é que vocês as encarem como algo potencialmente útil; verdadeiras oportunidades de fazer e aprender, antes do que uma atividade meramente burocrática para obter aprovação na disciplina.

Equipe de trabalho e papéis a serem desempenhados

Nós, professores, já nos apresentamos. Concebemos e elaboramos o material dessa disciplina e contamos com a valorosa ajuda dos tutores Leonardo e Ângelo, para a construção dos materiais. Além deles, trabalharemos conjuntamente com os tutores a distância, Roberta, Rafael Haag, Rafael Brandão e Fabiano. Sistematicamente a equipe se reunirá para reavaliar a disciplina e o material desenvolvido. Também supervisionaremos o andamento dessa disciplina através do Moodle.

Os tutores a distância, vocês já conhecem. São todos licenciados em Física e têm amplo domínio de ferramentas digitais. Atuarão junto a nós, sob a coordenação do Prof. Paulo Mors, como mediadores,  orientadores de vocês  e  avaliadores  das atividades, acompanhando  o  desenvolvimento  de  cada  aluno do seu respectivo pólo.

Os tutores presenciais, Leonice, Merilin, Tatiana, Aliana e Flávio, estarão nos pólos para auxiliá-los em questões técnicas mais específicas.

Por último, mas não menos importante, vocês professores! que compartilham conosco a preocupação com o ensino-aprendizagem de Física ou de Ciências. Vocês fazem parte da nossa equipe porque nossa meta é dispor, ao final da disciplina, de um conjunto de recursos digitais auxiliares para o ensino aprendizagem de Física. Vocês serão os autores desses recursos!  E vocês ainda terão como desafio, auxiliar os colegas, respondendo dúvidas nos fóruns e também contribuindo para o enriquecimento dos materiais de apoio dessa disciplina. Para isso esperamos contar com o seu interesse e sua disposição para relacionar aprendizagens construídas aqui com sua prática docente em seu próprio contexto escolar.

Não entraremos aqui em pormenores sobre a avaliação, cujos critérios estão disponíveis em documento eletrônico na plataforma Moodle. Adiantamos que nessa disciplina as tarefas serão avaliadas em termos dos seguintes conceitos: muito bom, bom, suficiente e insuficiente.

Algumas sugestões

Encerrando essa apresentação, lembramos que os materiais da primeira aula já estão disponíveis. Mãos-a-obra!