Você já deve ter ouvido falar do Paint ou como era antes conhecido, Paintbrush. Trata-se de um programa muito básico de edição de imagens que acompanha todas as edições do Windows. Nele você tem algumas possibilidades básicas de edição, como inverter cores e imagem, criar figuras geométricas, sobrepor figuras... No entanto, coisas simples como canal alfa (transparência) e gradiente não são trabalhados, e muito menos, qualquer tipo de efeito artístico, desfoque, aumento de nitidez, correção de olhos vermelhos (muito comuns em máquinas fotográficas), etc.

Existem no mercado programas profissionais de tratamento de imagens bastante completos porém muito complexos. Um deles é o Gimp, software de código livre que, para muitos propósitos, pode substituir plenamente o famoso Adobe Photoshop, que é pago. Ambos são muito bons, porém até você dominar totalmente a ferramenta para saber se é possível fazer alguma coisa de útil pode levar bastante tempo. Como são aplicativos voltados para profissionais, seus menus não são muito intuitivos. Uma coisa muito interessante é o seguinte desafio: tente fazer um retângulo no Gimp; se conseguiu, ótimo! Siga em frente, pois tem um excelente programa em mãos. Se, como eu, achou complicado, não desanime.

Por este motivo apresentamos o Paint.NET, programa gratuito de edição de imagens que é mais completo que o Paint porém não tão complexo quanto o Gimp. Na verdade, se um usuário iniciante tentar fazer qualquer coisa no Gimp acabaria usando apenas as ferramentas mais básicas, que são as mesmas que o Paint.NET possui. Na sequência, apresentaremos brevemente algumas de suas funções básicas. Para instalar o Paint.Net é necessário instalar o Microsoft .Net Framework.







Menu de Ferramentas


Nesse menu você tem acesso às ferramentas do tipo:

Também conta com as ferramentas clássicas do Paint.




Menu de Cores



Nesse menu você pode escolher a cor livremente entre as tonalidades. Clicando no botão "Mais >>", você pode escolher a cor de forma mais específica ainda, e também controlar a transparência da cor (também conhecido como "canal alfa").






Camadas (layers)



O Paint.NET nos trás ainda a possibilidade de trabalhar com camadas. Para aqueles que não estão acostumados, é padrão em matéria de edição de imagens trabalhar a figura como se ela fosse composta por muitas figuras sobrepostas. Dessa forma o controle sobre cada elemento de uma figura é feito de forma independente.



Vamos agora ter uma ideia um pouco mais clara do que vem a ser o recurso conhecido como "camadas":

1 - Abra o Paint.NET e pinte a tela inteira de preto com a ferramenta "Preenchimento" e renomeie para "primeira-camada".

2 - Crie uma nova camada e nomeie-a texto-branco.

3 - Selecione a ferramenta "Texto", escolha uma fonte, coloque em tamanho 72, cor branca.



4 - Duplique a camada "texto-branco", renomeie para "texto-verde"(ou outra cor de sua preferência).

5 - Pinte as letras com a cor que você escolheu.


6 - Duplique a camada "texto-verde".

7 - Agora com a nova camada selecionada, clique em Efeitos>Desfoque(Blurs)> Desfoque de movimento.

8 - Coloque 90º, 70 px e marque a opção "Centralizado".



9 - Vá até a outra camada "texto-verde" e utilize o mesmo efeito, mas no lugar de 90º coloque 180º.



10 - Mescle (Merge) as duas camadas "texto-verde" e mova a "texto-branco" para o topo.



11 - Tendo como resultado:



12 - Agora você inventa!!!







Você conhece algum outro software gratuito no mesmo estilo que valha a pena indicar? Clique aqui!