Inserindo um screencast em um arquivo HTML

Quando se edita um arquivo HTML com o Komposer, pode-se inserir facilmente uma figura clicando em "Insert" e depois em "Image". No entanto, não é tão simples inserir arquivos no formato .swf, pois é necessário usar comandos específicos no código fonte. (Caso você queira ter uma ideia do código fonte do seu arquivo HTML, basta abrí-lo com o Komposer e, no menu superior, escolher "View" e optar por "HTML Source".) Não se preocupe, você não precisará aprender a sintaxe da linguagem HTML, pois vamos dar-lhe a receita pronta.

Usaremos como exemplo um screencast de uma simulação que apresenta relações entre as energias potencial gravitavional, cinética e dissipada para um sujeito que salta em um bungee jumping. Clique aqui para visualizá-lo.

Primeiramente, clique em "Insert" (seta vermelha) e após em "HTML" (seta azul).


Aparecerá a seguinte janela:


Dentro da janela, insira o seguinte:

<center>
<object classid="clsid:D27CDB6E-AE6D-11cf-96B8-4553540000"
codebase="http://active.macromedia.com/flash5/cabs/swflash .cab#version=7,0,0,0">
<param name="movie" value="screencasts/seu_screencast.swf"/>
<param name="play" value="true" />
<param name="loop" value="false" />
<param name="wmode" value="transparent"/>
<param name="quality" value="high" />
<embed src="screencasts/seu_screencast.swf" quality="hight" loop="false"
wmode="transparent" type="application/x- shockwave-flash"
pluginspage="http://www.macromedia.com/shockwave/download/ index.cgi?
P1_Prod_Version=ShockwaveFlash" height="400" width="630" />
</object>
</center>


Onde temos seu_screencast, você deve inserir o nome do arquivo do screencast que você deseja incorporar ao seu site. É importante destacar que, para fins de organização, no nosso exemplo o arquivo seu_screencast.swf está localizado dentro de uma pasta chamada "screencasts". Esta pasta deve estar localizada no mesmo diretório onde se encontra o arquivo HTML em que você está inserindo o screencast.

Os números destacados em azul são as dimensões do seu screencast em pixels (height é a altura e width é a largura). Esses números são informados pelo software que você usou para produzir o screencast (por exemplo, o Jing) no momento em que você o construiu. Caso você não lembre as dimensões do seu vídeo, adeque esse valores por "tentativa e erro". Comece pelos valores apresentados acima e, caso seu screencast não fique bem visualizado no site, modifique-os de forma a melhorar sua apresentação. Veja o que foi feito no exemplo:


Perceba que o nome do arquivo do screencast usado no exemplo é bungee_jumping.swf e que ele tem 400 pixels de altura e 630 pixels de largura.

Para finalizar, clique em "Insert" (seta vermelha).

Você conhece algum outro software gratuito no mesmo estilo que valha a pena indicar? Clique aqui!