Mesmo com a ameaça de estarem com seus dias contados pela chegada de mídias com maior capacidade de armazenamento e maior velocidade de leitura e gravação, os CDs e DVDs (abreviatura em inglês para Compact Discs e Digital Video Discs, respectivamente) ainda resistem a obsolescência e são uma forma simples e barata de transmissão e registro de informações. Associados inicialmente apenas à distribuição de áudio e vídeo, os CDs e DVDs são hoje utilizados para armazenar os mais variados tipos de dados, podendo serem lidos e gravados em praticamente qualquer configuração atual de computadores (com exceção dos netbooks).

Por permitirem o acesso a materiais de ensino-aprendizagem em formato digital, até mesmo por pessoas que possuam computadores sem conexão com a internet, tornam-se uma opção viável para os professores disponibilizarem seus materiais aos seus alunos.

No presente tutorial discutiremos alguns pontos-chave no processo de gravação e cópia de dados em CDs e DVDs, utilizando um programa gratuito disponível para a plataforma Windows, o CDBurnerXP. Dentre eles, trataremos da gravação e criação de arquivos ISO, que são arquivos que produzem cópias idênticas de um CD/DVD.

Instalando o programa

Primeiramente, o usuário precisa fazer o download do arquivo de instalação do software. Veja como instalá-lo no vídeo abaixo:


Realizando o processo apresentado no vídeo, será criado um ícone de atalho para o software na área de trabalho do seu computador.

Gravando um CD(DVD)

Abra o software clicando sobre o ícone da área de trabalho. Ao iniciar o programa, aparecerão cinco opções.


Vejamos como proceder em cada uma delas. As duas primeiras opções ("Disco de Dados" e "Disco de Áudio") nos permitem construir CD/DVD a partir de arquivos armazenados na memória do computador. Para isso, basta arrastar os arquivos que deseja até a pasta do projeto de gravação (figura abaixo).


Terminando de inserir os arquivos que deseja, clique em gravar (seta azul). Quando for o caso de uma gravação do tipo "Disco de Dados", aparecerá a seguinte pergunta:


Pode-se escolher entre deixar o disco em aberto, finalizar o disco ou escolher configuração avançadas (apesar da tradução do software estar errada, dizendo que as configuração são escolhidas automaticamente). Sugerimos que o leitor opte por "Deixar o disco aberto" para que o usuário possa gravar mais arquivos na mídia posteriormente.

Já no caso da gravação do tipo "Disco de Áudio", as opções apresentadas após clicar em "Gravar" são as seguintes:


Sugerimos que o leitor opte por "Adicione uma pausa entre cada faixa".

Após escolher a opção de gravação, o CD/DVD será gravado e o processo estará encerrado.

Discutiremos a tipo de gravação "Gravar imagem ISO" (seta vermelha na primeira imagem) no próximo tópico.

O tipo de gravação "Copiar disco" (seta azul na primeira imagem) deve ser usado para copiar um disco já gravado em outro disco. Ao clicar nele, aparecerão duas opções: "Copiar Áudio" e "Copiar Dados".


Escolha a opção desejada e prossiga a cópia do CD/DVD.

A última opção apresentada na primeira imagem é "Apagar disco" (seta verde). Ela deve ser usada para apagar CD´s/DVD´s regraváveis, os chamados CD´s/DVD´s RW (ReWritable), que são mídias que podem ser regravadas diversas vezes.

Trabalhando com arquivos ISO

Arquivos com extensão .iso são cópias idênticas de um CD/DVD. Eles também são chamados de imagem do CD/DVD. Outros softwares produzem imagem com outros formatos como o .nrg (produzido pelo Nero Burning ROM) e .bin (produzido pelo CDRwin). No entanto, esses softwares também produzem imagens ISO, que é o formato mais conhecido. Vejamos algumas formas de trabalhar com arquivos ISO no CDBurnerXP.

Quando escolhido o tipo de gravação "Disco de Dados", o CDBurnerXP possibilita a criação de arquivos tipo ISO. Para isso, basta clicar em "Arquivo" e em "Salvar como ISO..." (seta vermelha).


Escolha o local de gravação do arquivo no seu disco rígido e clique em "Salvar".

É possível criar a imagem de um CD/DVD. Para isso, escolha a opção "Copiar disco" (seta azul na primeira imagem) e em seguida clique em "Copiar Dados". Aparecerá a seguinte janela:


No campo "Selecione dispositivo de destino", selecione "Disco rígido" (seta vermelha). Após, escolha a pasta onde deseja gravar a imagem (seta laranja) e clique em "Copiar disco" (seta azul).

Para gravar um arquivo imagem, basta clicar em "Gravar imagem ISO" (seta vermelha na primeira imagem).


Escolha o arquivo que deseja gravar (seta vermelha) e clique em "Gravar Disco".

Inserindo AutoRun em um CD(DVD)

O AutoRun é inserido em um CD/DVD com o intuito de torná-lo automaticamente inicializável, ou seja, para que, quando inserido no driver do computador, ele seja automaticamente executado, sem qualquer comando do usuário.

Vejamos como inserir o AutoRun na mídia. Primeiramente, faça o download do arquivo autorun.zip e descompacte-o. Você terá um arquivo excecutável no Windows (loadfile.exe) e um outro arquivo (autorun.inf) contendo as informações sobre o nome do arquivo a ser aberto automaticamente quando o CD (DVD) for introduzido no driver, assim como o nome atribuído ao CD (DVD).

Abra o arquivo autorun.inf com um editor de texto simples, como o Bloco de Notas, para modificar seu conteúdo.


No exemplo, o arquivo index.html será executado automaticamente ao inserir o CD no driver. Você pode alterar o nome desse arquivo e  também pode alterar o rótulo do CD, que no exemplo é Otica_2009. Salve no Bloco de Notas.

Feito isso, basta que você adicione estes dois arquivos dentro do seu projeto de CD/DVD de dados e grave-os.

Você conhece algum outro software gratuito no mesmo estilo que valha a pena indicar? Clique aqui!