Glossário

ATIVIDADE - É o número de desintegrações nucleares que ocorrem por unidade de tempo em uma quantidade de substância radioativa. Atividade é medida em curies ou bequeréis.

ÁTOMO - Um átomo é a menor partícula de um elemento que ainda guarda as propriedades químicas deste elemento. Um átomo consiste de um núcleo central massivo, constituído de prótons e neutrons, carregado com uma carga elétrica positiva, em torno do qual elétrons se movem em órbitas relativamente grandes e distantes.

BEQUEREL, Bq - É a unidade de atividade no sistema internacional de medidas (SI). É equivalente a uma desintegração/segundo ou aproximadamente 2,7x10-11 Curie.

CONTADOR GEIGER-MÜLLER - É um equipamento que permite detectar radiação através da produção de pulsos elétricos numa taxa relacionada com a intensidade da radiação. Geralmente é chamado somente contador geiger.

CONTAMINAÇÃO RADIOATIVA - É a presença de material radioativo em lugares onde ele não deveria estar, por exemplo, roupas, mãos e instrumentos de trabalho.

CURIE, Ci - É a unidade na qual, para uma quantidade de material radioativo, 3,7x1010 núcleos desintegram em cada segundo. Originalmente ela era a atividade de 1 grama de radio-226. Esta unidade foi substituída pelo bequerel (Bq) que é igual a 1 desintegração por segundo.

DATAÇÃO - Determinação da idade de um espécime arqueológico ou geológico através da medida do conteúdo de um isótopo radioativo em relação ao seu precursor ou produto filho ou seu isótopo estável.

DECAIMENTO RADIOATIVO - É a desintegração de um núcleo através da emissão de energia em forma de partículas ou radiação.

DESINTEGRAÇÃO - Qualquer transformação de um núcleo, espontânea ou por interação com radiação, na qual partículas ou radiação são emitidas. Usado em particular para referir decaimento radioativo.

DOENÇAS DE RADIAÇÃO - São os efeitos agudos não aleatórios causados por uma grande dose de radiação sobre o corpo inteiro, tal como a que pode ser recebida em um acidente com reator nuclear ou a partir de uma exposição nuclear e seus produtos. Os sintomas e seus efeitos variam com a intensidade da dose, abrangendo desde náuseas temporárias até morte. VEJA efeitos aleatórios.

DOSE - Genericamente, é a quantidade de energia da radiação que é absorvida por um corpo. Existem várias definições especiais para especificar diferentes aplicações. VEJA rad, rem, roentgen, sievert e gray.

DOSE LIMITE - Em proteção radiológica, é dose máxima de exposição à radiação permitida para uma pessoa num certo período de tempo. Os limites atuais recomendados pelo ICRP - International Comission on Radiological Protection (Comissão Internacional de Proteção Radiológica) - e prescritos pela CNEN (Comissão Nacional de Energia Nuclear), são:

  1. Para pessoas que trabalham diretamente com radiação, 50 milisieverts (5 rem) por ano.
  2. Para pessoas do público, 5 milisieverts (0,5 rem) por ano.

Estes limites procuram minimizar a ocorrência de efeitos aleatórios e prevenir a ocorrência de efeitos não aleatórios. A dose limite não deve ser tomada como um "limite seguro".

DOSÍMETRO - É um instrumento que serve para medir doses de radiação ou razões entre doses e é usado por pessoas que trabalham com radiação.

EFEITOS ALEATÓRIOS (OU EFEITOS ESTOCÁSTICOS) - São aqueles que têm a probabilidade de ocorrência proporcional a dose; eles abrangem indução de câncer e efeitos genéticos. Efeitos não-aleatórios são aqueles que aparecem somente depois que uma dose suficientemente grande é ultrapassada. VEJA dose limite.

EFEITOS GENÉTICOS (OU HEREDITÁRIOS) - São os efeitos produzidos nos descendentes da pessoa ou organismo exposto. VEJA efeitos somáticos.

EFEITOS SOMÁTICOS- São os efeitos da radiação no corpo da pessoa ou animal exposto.

ELÉTRON - Uma das partículas elementares das quais toda matéria é constituída. Ele carrega uma unidade simples de carga negativa igual a 1.6x10-19 coulomb e tem massa de 9x10-31 quilogramas.

ELÉTRON VOLT - É uma unidade utilizada para expressar energia no estudo de partículas nucleares e suas interações. Ela é igual a variação de energia de um elétron que atravessa uma diferença de potencial de 1 volt. Abreviação: eV

Múltiplos: keV (mil eV) e MeV (um milhão de eV).

FATOR DE QUALIDADE (da radiação) - É uma fator usado para expressar o efeito biológico prejudicial (eficácia na produção de danos) dos diferentes tipos de radiações: partículas alfa têm um fator de qualidade 20, neutrons de 10 e raios X, raios gama e elétrons de 1.

FISSÃO NUCLEAR - É a quebra de núcleos pesados usualmente em dois fragmentos que se movem rapidamente e que são aproximadamente iguais, acompanhada por neutrons rápidos e raios gama. A fissão pode ser espontânea ou induzida pela absorção de uma partícula ou fóton de alta energia.

FUSÃO NUCLEAR - É uma reação entre dois núcleos leves resultando na produção de núcleos mais pesados acompanhada de liberação de energia.

GRAY, Gy - É a unidade de dose absorvida no SI (Sistema Internacional) e equivale a 1 Joule por quilograma. 1 Gy = 100 rads.

ÍON - É um átomo que perdeu ou ganhou um ou mais elétrons orbitais ficando, desta forma, eletricamente carregado.

IONIZAÇÃO - É o processo de formação de íons por retirada ou acréscimo de elétrons.

ISÓTOPOS - São átomos do mesmo elemento que tem pesos atômicos diferentes devido a diferenças no número de neutrons de cada núcleo. Isótopos tem o mesmo número atômico (Z) mas diferente número de massa (A).

MEIA-VIDA - É o tempo característico para que a atividade de uma substância radioativa decaia à metade do seu valor inicial, isto é, para que a metade dos átomos presentes se desintegre. Meias-vidas variam desde décimos a milhões de segundos até centenas ou milhões de anos, dependendo da estabilidade do núcleo em questão.

NEUTRINO - É uma partícula elementar com massa de 1 uma (unidade de massa atômica), aproximadamente 1,67x10-27 kg, que é aproximadamente a mesma massa do próton. Neutrons e prótons formam os núcleos.

NÚCLEO - É a parte central de um átomo na qual a carga positiva e aproximadamente toda a massa estão concentradas e em torno da qual estão os elétrons.

NÚCLEONS - São os prótons e/ou neutrons, isto é, são as partículas que compõem os núcleos.

NÚCLEO PAI - É o precursor imediato de um núcleo filho. VEJA produto filho.

NUCLÍDEO - É cada diferente tipo de átomo caracterizado por seu número de massa, número atômico e estado de energia de seu núcleo.

NÚMERO ATÔMICO (Z) - de um elemento, é o número de prótons no núcleo de seus átomos.

NÚMERO DE MASSA - É o número de prótons e neutrons do núcleo de um átomo.

PARTÍCULA ALFA - É uma partícula carregada de carga 2 e massa de 4 uma. É emitida no decaimento de vários núcleos pesados e é idêntica ao núcleo do átomo de hélio, isto é, é constituída de dois prótons e dois neutrons.

PARTÍCULA BETA - É um elétron ou pósitron emitido de um núcleo em certos tipos de desintegrações radioativas (decaimentos beta).

PESO ATÔMICO - É a massa média dos átomos de um elemento em seu estado isotrópico natural em relação aos outros átomos tomando o carbono 12 como base.

PÓSITRON - É um elétron com carga positiva.

PRODUTO DO DECAIMENTO (OU PRODUTO FILHO) - É o nuclídeo imediatamente resultante do decaimento radioativo de um núcleo pai ou nuclídeo precursor. Se for radioativo, tornar-se-á, com o passar do tempo, um núcleo pai.

PRÓTON - É uma partícula elementar estável com uma carga de 1,6x10 -19 Coulomb e uma massa de 1,67x10 -27 kg (1 uma) que se encontra em todos os nuclídeos. O número de prótons presentes em um núcleo de qualquer elemento é o número atômico Z do elemento.

RAD - É uma unidade de dose absorvida de radiação que equivale a 0,01 Joules por kg. Atualmente usa-se o gray (Gy) para expressar dose absorvida no sistema internacional (SI), que é igual a 100 rads. VEJA roentgen, rem e gray.

RADIAÇÃO - São ondas eletromagnéticas, especialmente (no contexto da energia nuclear) raios X ou raios gama, ou partículas rápidas (elétrons, partículas alfa, neutrons, prótons), isto é, são todos os modos pelos quais um átomo libera energia.

RADIAÇÃO DE FUNDO - É a soma das intensidades das radiações provenientes das diversas fontes naturais e artificiais.

RADIOATIVIDADE - É a propriedade de vários núcleos atômicos que se desintegram espontaneamente com perda de energia através da emissão de uma partícula carregada e/ou radiação gama.

RADIOISÓTOPO - É o elemento radioativo natural.

RADIOLOGIA - É o ramo da medicina especializado nos usos das radiações ionizantes para diagnósticos médicos e no estudo de seus efeitos.

RADIOTERAPIA - Tratamento de doenças pelo uso de radiação ionizante.

RADIOTOXIDEZ - É uma medida do dano provocado por uma substância radioativa num corpo ou órgão específico.

RADÔNIO - É um gás inerte radioativo de origem natural.

RAIOS GAMA - São radiações eletromagnéticas de ondas muito curtas, de origem nuclear, emitidas tanto durante transições como na fissão e na desintegração radioativa.

RAIOS X - São radiações eletromagnéticas que possuem comprimento de onda muito menor (isto é, energia muito maior) que a luz visível. São produzidos por transições de elétrons nas órbitas atômicas, são semelhantes aos raios gama mas possuem, em geral, menor energia.

REAÇÃO EM CADEIA - É um processo que, quando iniciado, proporciona condições para sua continuidade. Na reação em cadeia da fissão nuclear, neutrons causam a fissão nuclear em átomos de urânio ou plutônio produzindo mais neutrons, os quais causam futuras fissões, e assim sucessivamente.

REATOR NUCLEAR - É uma estrutura ou parte de uma usina na qual um neutron induz uma reação em cadeia de fissão nuclear que pode ser mantida, controlada e usada. Freqüentemente é chamado somente de reator.

REM (Roentgen Equivalent Man) - É a unidade de dose absorvida efetiva de radiação por tecido (tecido biológico), sendo o produto entre a dose em rads e o fator de qualidade. Em unidades do SI (Sistema Internacional) usa-se o sievert (Sv) que é igual a 100 rem.

ROENTGEN - É uma unidade de exposição à radiação baseada na capacidade de causar ionização. Ela é igual a 2,5x10-4 Coulomb por kg no ar. Geralmente uma exposição de 1 roentgen resulta numa dose absorvida no tecido biológico de cerca de 1 rad.

SI (Sistema Internacional de Unidades) - É um sistema prático de unidades de medida desenvolvido para unificar e facilitar o uso internacional destas unidades.

SIEVERT (Sv) - É a unidade de dose equivalente de radiação no sistema internacional; é o produto entre a dose absorvida em grays e o fator de qualidade. 1 Sv = 100 rem.

TAXA DE DOSAGEM - É a dose absorvida por unidade de tempo, em geral, rems por ano. Também usada para especificar o nível de intensidade da radiação em um dado ponto, em geral, dada em milirads por hora.

TRANSFERÊNCIA LINEAR DE ENERGIA - É a taxa com que uma partícula carregada ou onda eletromagnética perde energia quando passa através da matéria. Ela é alta para partículas alfa e baixa para raios gama.

UNIDADE DE MASSA ATÔMICA (UMA) - É ½ da massa do átomo de carbono. Aproximadamente a massa de um próton ou neutron.



Principal Topo




UFRGS / Instituto de Física / CREF
Home:http://www.if.ufrgs.br/cref/radio/radioatividade.html
Contact: slsc@if.ufrgs.br