Dificuldades de aprendizagem em circuitos elétricos

    A Eletricidade é uma das áreas da Física que possui mais estudos sobre dificuldades de aprendizagem. Em nossa revisão da literatura, realizada em nove revistas especializadas em ensino de Física, encontramos 50 publicações sobre o tema nos últimos 20 anos. Dentre estas, destacamos, em relação a circuitos simples de corrente contínua, Duit & Von Rhöneck [1], que em 1998 dedicaram um capítulo de um livro para uma ampla revisão da literatura referente às dificuldades de aprendizagem dos alunos; McDermott & Shaffer [2], que desenvolveram um exaustivo estudo de identificação de dificuldades e Engelbart & Beichner [3], que desenvolveram um teste detectar e interpretar conceitos sobre circuitos resistivos de corrente contínua (DIRECT – Determining and Interpreting Resistive Electric Circuit Concepts Test). Em relação a dificuldades de aprendizagem em circuitos RC, RL, LC e RLC - genericamente designados por circuitos RLC - destacamos Eylon & Ganiel [4]; Thacker, Ganiel & Boys [5]; Moreira & Greca [6-7], que discutem as dificuldades conceituais que os estudantes apresentam no estudo dos circuitos elétricos em questão.

  • Síntese das dificuldades de aprendizagem apontadas nas Ref. [1-3]
  • Síntese das dificuldades de aprendizagem apontadas nas Ref. [4-7]

  • Referências