Physlet Physics by Christian and Belloni: Illustration 12.1

 Lançamento de Projétil e Órbitas de Satélite 

 Por favor espere a animação carregar completamente!

Newton percebeu que qualquer projétil lançado da superfície da Terra é, de certo modo, um satélite da Terra. Por exemplo, nesta animação uma pedra lançada do alto de um edifício com velocidade pequena e não orbita a Terra, caindo próxima ao local de lançamento.

Se a bola fosse lançada com uma  velocidade inicial maior, cairia mais adiante. Aumentando a velocidade inicial, cairia mais adiante ainda, resultando sempre em caminhos elípticos maiores. Finalmente, a uma velocidade inicial de lançamento particular a bola orbitária a Terra. 

Num primeiro momento a órbita elíptica. Aumentando a velocidade inicial a órbita elíptica também aumenta, em uma velocidade inicial particular a órbita torna-se circular. Aumentando mais a velocidade inicial a órbita volta a forma elíptica cada vez maior, até que a velocidade inicial torna-se tão rápida que a órbita passa a ter forma parabólica e aumentando ainda mais a velocidade inicial a órbita será hiperbólica, de tal forma que nestes dois últimos casos a bola não mais retornará. 


Esta animação o deixa mudar a velocidade de lançamento (mas mantém a direção de lançamento) através do "mouse". Clique " + " para aumentar velocidade inicial de lançamento e clique " - " para diminuir a velocidade inicial de lançamento. Clique " Start " para atirar a bola. Clique " Reset " para recomeçar. A seta vermelha representa o vetor de velocidade.

Quando a bola começará a passar sem atingir o chão? A partir da velocidade de 7117 m/s. Quando o movimento se tornará um movimento circular? Quando a velocidade é cerca de 7907 m/s. Experimente clicar a caixa ao lado de "full" e descubra o que acontece. 

Illustration authored by Fu-Kwun Hwang and Mario Belloni.
Applet authored by Fu-Kwun Hwang, National Taiwan Normal University.

Illustration 12.1 Copyright Prentice Hall. All rights reserved
© 2004 by Prentice-Hall, Inc. A Pearson Company