TERMOSCÓPIO





Galileu Galilei

Galileu nasceu e viveu na Itália. Foi matemático em Pádua, onde desenvolveu a maior parte de seu trabalho, que o tornou conhecido como criador do método experimental.

Formulou as leis do movimento dos corpos em queda livre e dos projéteis e defendeu o sistema heliocêntrico do Universo. Como na época a Santa Inquisição estava em plena atividade, foi perseguido e obrigado a negar suas teorias. Mas apesar dos contratempos enfrentados, foi um dos grandes responsáveis pelo avanço da ciência.



Termoscópio: quanto maior a temperatura, maior a a coluna de líquido.

Por volta de 1592, Galileu Galilei idealizou o termoscópio. De acordo com o relatório de um estudante, ele ligou um recipiente de vidro a um tubo, também de vidro, com um bulbo em uma das extremidades. Aqueceu o bulbo nas mãos para que parte do ar saísse e inverteu o recipiente de modo que o tubo pudesse ser mergulhado na água contida no outro recipiente, conforme a figura ao lado. Logo que o bulbo esfriava, a água subia no tubo forçada pela pressão atmosférica até a altura de um palmo acima do nível do recipiente.



pergunta

Por que antes de inverter o tubo, Galileu o aqueceu entre as mãos?



Porque ao aquecer o bulbo, o ar no seu interior se expandiu e se tornou menos denso que o ar de seu exterior. Quando invertido o tubo dentro d´água, o ar não pode mais escapar, e a água sobe no tubo, comprimindo o ar até a situação inicial.

Alguns investigadores descobriram que a pressão do ar, variando com a altitude e condições atmosféricas, afetava a altura da coluna e por isso não se podia confiar no aparelho para medir temperaturas. Na verdade permitia apenas a comparação entre temperaturas.

Na tentativa de evitar tal imprecisão, o médico francês, Jean Rey, inverteu o arranjo, enchendo o bulbo com água e o canudo com o ar, notando então a expansão do líquido como medida de temperatura ("as mãos de um paciente com febre faziam subir a água no tubo"), mas seu instrumento era impreciso, porque a evaporação pelo topo aberto do tubo afetava a altura da água.

Temômetro de Galileu

Galileu também inventou um termômetro baseado na densidade dos líquidos, pois a densidade varia com a temperatura.

Em um tubo de vidro, Galileu colocou algumas esferas de vidro ocas, sendo que a densidade de cada esfera era ajustada conforme a densidade da água (no caso) em determinada temperatura. A medida da temperatura é dada pelas esferas que flutuavam e afundavam.

Para facilitar a medida de temperatura, surgiram escalas termométricas para a graduação dos termômetros. A graduação era feita de maneira arbitrária o que possibilitou o surgimento de várias escalas diferentes entre si. Atualmente são utilizadas três escalas termométricas.