CONTROLE DA TEMPERATURA




Os termômetros são muito úteis em fornos, refrigeradores, ferros de passar roupa e saunas onde, normalmente, o controle de temperatura é feito por dispositivos chamados termostatos.

Na preparação dos alimentos, uma maneira de controlar a temperatura é pela própria água em que os alimentos são cozidos. panela de pressão Em condições normais a temperatura da fervura é de 100oC, mas, se quisermos uma temperatura maior devemos utilizar uma panela de pressão que, como sugere o próprio nome, em seu interior há um aumento de pressão e a água passa a ferver em temperaturas maiores. Porém, se formos fritar os alimentos utilizaremos óleos que atingem altas temperaturas sem, no entanto, ferver.

Em cozinhas industriais ou de grandes restaurantes, são utilizados termômetros especiais para o controle da temperatura do óleo, por exemplo, que deve atingir um valor significativo para que a fritura não fique engordurada. Em casa, o truque é colocar um palito de fósforo na frigideira e quando o palito acender é porque o óleo atingiu a temperatura ideal.

ferro elétrico

O controle de temperatura do ferro elétrico é feito por um termostato constituído por uma lâmina bimetálica que se dilata e se curva, formando um arco, quando aquecida, interrompendo o circuito elétrico e quando o ferro esfria, a lâmina permanece plana e torna a fazer o contato no circuito elétrico.

O refrigerador também utiliza um termostato a gás que se expande ou contrai com a variação de temperatura abrindo ou fechando o circuito elétrico do motor. Clicando na figura, poderemos visualizar como funciona o processo.


Forno de Bier

É indispensável na medicina o controle da temperatura do corpo, indicando a existência ou não de infecções ou no diagnóstico de enfermidades. Por exemplo, nas clínicas de fisioterapia, os fornos de Bier são utilizados para o tratamento de dores na coluna, entre outros.

A febre é considerada por muitos estudiosos como uma defesa do organísmo que surge quando há uma moléstia. O corpo humano busca equilíbrio térmico, eliminando algumas substâncias líquidas existentes no organismo.

Algo semelhante ocorre nos dias quentes de verão, quando produzimos o suor que molha nossa pele, gerando a troca de calor entre o nosso corpo e o ambiente, já em em dias frios utilizamos roupas que funcionam como isolantes, evitando a troca de calor do corpo para o ambiente. ursos polares

Alguns animais, como os ursos polares, por exemplo, hibernam durante o inverno, utilizando suas reservas energéticas já que praticamente, não se alimentam durante esse período. Outros, como alguns tipos de pássaros mudam de habitat no inverno.

A temperatura do corpo dos seres vivos é muito importante para o equilíbrio do organismo. A temperatura basal, por exemplo, é a temperatura do nosso corpo assim que acordamos, ou seja, antes que se faça qualquer atividade física, indica desequilíbrios no nosso metabolismo, como hipertireodismo e também a ovulação. gestante

Muitas mulheres controlam o seu período fértil através de alterações em sua temperatura que pode variar até 1oC após a ovulação.



cooler

O controle da temperatura também é muito importante para laboratórios de ciências com aplicações em criogenia e para a indústria automotiva, pois é preciso evitar o superaquecimento dos motores, ocorrendo o mesmo fator com os computadores que são equipados com um dispositivo chamado cooler que funciona como um pequeno ventilador para evitar o aquecimento dos demais componentes do microcomputador.

Enfim, o controle da temperatura é fundamental, pois as variações de temperatura provocam diversas conseqüências como as citadas acima além da dilatação térmica nos corpos.