CONVECÇÃO I1
Objetivo: constatar que nos fluidos o calor se propaga deslocando camadas de matéria o que denomina-se corrente de convecção.
Material:
Procedimento:
Conclusão: A água aquecida diminui de densidade, ocupando imediatamente a parte alta e espalhado-se para os lados ao chegar à superfície. Um fenômeno semelhante acontece com as águas dos oceanos, as mais quentes, próximo ao Equador, espalham-se pela superfície, formando verdadeiros rios de água quente, dentro do mar, por sua vez, as águas frias passam a ocupar o lugar deixado pelas águas quentes, formando-se também correntes de águas frias.
Nota: A formação dos ventos é um processo similar. O ar que se encontra em contato com a superfície mais quente da Terra aumenta de temperatura e diminui de densidade e sobe para as regiões mais altas da atmosfera, em conseqüência, o ar de outras regiões passa a ocupar os espaços deixados pelo primeiro, originando-se, assim os ventos.
FAÇA VOCÊ MESMO!
CONVECÇÃO II2:
Objetivo: observar as correntes de convecção.
Material:
Procedimento:
Conclusão: quando a água começa aquecer, surgem as correntes de convecção. Observe a trajetória das partículas de chá.
CONVECÇÃO III
Objetivo: verificar o sentido da corrente de convecção.
Material:
Procedimento:
Conclusão: a chama de uma vela está sempre para cima, mesmo quando a vela está em outra direção, que não a vertical,
pois os
gases que se formam durante a combustão são aquecidos e ficam menos densos que o ar a sua volta,
logo sobem, levando a chama da vela, formando correntes de
convecção.
E como o ar é mau condutor, ao lado da vela é possível manter os dedos.