CREF
Laboratório de Ensino a Distância |
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Programa de Aperfeiçoamento e Atualização para Professores de Física do Ensino Médio |
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Metodologia: Dentre
os princípios norteadores gerais estabelecidos pelas Diretrizes
Curriculares para o Ensino Médio [1] destaca-se a produção de
conhecimento efetivo, não somente propedêutico, que leve ao
desenvolvimento de competências e habilidades específicas para cada
disciplina, integradas pela interdisciplinaridade e se valendo da
contextualização. A organização do currículo em três grandes áreas
(Linguagens e Códigos, Ciências da Natureza e Matemática e Ciências
Humanas, cada uma delas acompanhada de suas Tecnologias) pretende conferir
unidade ao ensino das diferentes disciplinas da área, orientando o
trabalho integrado dos respectivos professores, sem dispensar a
articulação das áreas entre si. Destaque-se que as grandes áreas
incluem as suas tecnologias, dentre elas os computadores que
revolucionaram a tal ponto a investigação científica que "hoje a
computação científica pode ser considerada como uma terceira
metodologia da ciência, paralelamente aos paradigmas mais estabelecidos
da ciência teórica e experimental" [9]. A utilização das novas
tecnologias na educação está muito defasada em relação ao seu uso
científico - também em nível internacional - mas o que se espera, e se
preconiza nos parâmetros curriculares nacionais para o ensino médio
(PCNEM), é que as tecnologias específicas de cada área venham a ser
incorporadas no seu processo ensino/aprendizagem. Esta prática será
buscada nas diversas disciplinas oferecidas no PROCIÊNCIAS. A
presença de novas tecnologias na educação não garante uma mudança
efetiva nos processos de ensino/aprendizagem: é indispensável o uso
adequado destas tecnologias [10]. Por isto, temos nos empenhado em
produzir material didático adicional, na forma de textos e hipertextos,
que dêem suporte ao uso das tecnologias de informação e comunicação
[11-19]. Mas
isto de per si não é suficiente, se o uso de ferramentas computacionais
ficar limitado a um número reduzido de disciplinas, sem qualquer conexão
com as demais disciplinas. Como preconizam os PCNEM, é preciso dar uma
visão mais integrada dos currículos, desde a aprendizagem da
comunicação oral, da contextualização, até à necessidade de
aprendizagem em contextos interdisciplinares e às conexões entre as
abordagens das diversas ciências. A
integração da Física com a Matemática recebeu recentemente um novo
impulso com o projeto do Institute of Physics do Reino Unido [20], em que
o software Modellus [21] é considerado como uma ferramenta que faz parte
do curso. Esse curso é, provavelmente, o primeiro curso de ensino não
superior em que a utilização de ferramentas computacionais -
especificamente os softwares Modellus e Excel, desempenha um papel
essencial, quer para a exemplificação de situações quer para a
aprendizagem da construção de modelos. Em nível universitário, esta
integração tem ocorrido localmente num projeto que se vale do software
Modellus [22]. A experiência adquirida neste projeto deverá facilitar
nosso projeto de inserir a modelagem numa perspectiva interdisiciplinar.
Também tem sido produzido material que facilita a inserção de tópicos
contemporâneos e interdisciplinares no ensino de física [18,19,23-37]. As
disciplinas oferecidas enfatizarão a conceitualização, a fenomenologia
e a transposição didática. No espírito das Diretrizes e dos
Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio, as tecnologias
que acompanham o aprendizado científico e matemático, assim como
tópicos contemporâneos, deverão permear todas as disciplinas. Também
em todas as disciplinas, especial atenção deve ser dada à linguagem da
Física, quer na sua forma matemática, nas suas múltiplas
representações como equações, gráficos e tabelas, quer na sua forma
discursiva, na tradução de uma forma de expressão em outra e na escolha
da linguagem mais adequada em cada situação. Pretende-se apresentar a
visão da Física como uma Ciência abrangente e integrada, e não como
segmentos desconexos em que os temas atuais e suas tecnologias só são
apresentados como apêndices. Um
princípio básico de nossa oferta de disciplinas é valorizar a qualidade
do ensino/aprendizado, tanto em termos do conteúdo trabalhado quanto da
metodologia empregada, evitando reproduzir o modelo atual do ensino
médio. Em nome da quantidade, em geral, o professor em exercício opta
por um ensino tradicional (quadro-giz), sem explorar o potencial de uma
abordagem mais fenomenológica, de material instrucional variado, de
metodologias e didáticas específicas. Pretendemos que haja tempo para o
professor-aluno assimilar os conteúdos e trabalhá-los, de preferência
em grupos, nos tópicos apresentados. Por isto, prevê-se que as
disciplinas diretamente vinculadas aos conteúdos do ensino médio tenham
carga total de 20 horas. Visto que eventualmente diferentes grupos de
professores do ensino médio podem ter maior interesse em determinados
tópicos, apresentamos um elenco de disciplinas que supera em muito as 160
horas presenciais previstas. O elenco de disciplinas que comporão as 160
horas que serão ministradas em cada edição do curso será definido em
conjunto com a Secretaria Estadual de Educação com base nos mesmos
parâmetros usados na definição do público-alvo e dos critérios de
seleção. Assim, ofertamos, de imediato, as disciplinas da Tabela
1. Na
avaliação permanente do projeto, está incluída uma avaliação de cada
disciplina no término de cada edição. Isto nos permitirá corrigir
rumos e aperfeiçoar nossa oferta, permitindo a inclusão e exclusão de
disciplinas. Última atualização:
9/9/2002 |