CREF
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Laboratório de Ensino a Distância

Laboratório de Experimentação Remota

PROCIÊNCIAS

CONTATO

 

 Programa de Aperfeiçoamento e Atualização para Professores de Física do Ensino Médio

Introdução Equipe Metas Metodologia
Infra-estrutura Disciplinas Seleção e avaliação Calendário proposto
Interação com escolas Indicadores de Resultados Bibliografia Principal
PROCIENCIAS/CAPES CREF Instituto de Física UFRGS

 

Metodologia:

Dentre os princípios norteadores gerais estabelecidos pelas Diretrizes Curriculares para o Ensino Médio [1] destaca-se a produção de conhecimento efetivo, não somente propedêutico, que leve ao desenvolvimento de competências e habilidades específicas para cada disciplina, integradas pela interdisciplinaridade e se valendo da contextualização. A organização do currículo em três grandes áreas (Linguagens e Códigos, Ciências da Natureza e Matemática e Ciências Humanas, cada uma delas acompanhada de suas Tecnologias) pretende conferir unidade ao ensino das diferentes disciplinas da área, orientando o trabalho integrado dos respectivos professores, sem dispensar a articulação das áreas entre si. Destaque-se que as grandes áreas incluem as suas tecnologias, dentre elas os computadores que revolucionaram a tal ponto a investigação científica que "hoje a computação científica pode ser considerada como uma terceira metodologia da ciência, paralelamente aos paradigmas mais estabelecidos da ciência teórica e experimental" [9]. A utilização das novas tecnologias na educação está muito defasada em relação ao seu uso científico - também em nível internacional - mas o que se espera, e se preconiza nos parâmetros curriculares nacionais para o ensino médio (PCNEM), é que as tecnologias específicas de cada área venham a ser incorporadas no seu processo ensino/aprendizagem. Esta prática será buscada nas diversas disciplinas oferecidas no PROCIÊNCIAS.

A presença de novas tecnologias na educação não garante uma mudança efetiva nos processos de ensino/aprendizagem: é indispensável o uso adequado destas tecnologias [10]. Por isto, temos nos empenhado em produzir material didático adicional, na forma de textos e hipertextos, que dêem suporte ao uso das tecnologias de informação e comunicação [11-19].

Mas isto de per si não é suficiente, se o uso de ferramentas computacionais ficar limitado a um número reduzido de disciplinas, sem qualquer conexão com as demais disciplinas. Como preconizam os PCNEM, é preciso dar uma visão mais integrada dos currículos, desde a aprendizagem da comunicação oral, da contextualização, até à necessidade de aprendizagem em contextos interdisciplinares e às conexões entre as abordagens das diversas ciências.

A integração da Física com a Matemática recebeu recentemente um novo impulso com o projeto do Institute of Physics do Reino Unido [20], em que o software Modellus [21] é considerado como uma ferramenta que faz parte do curso. Esse curso é, provavelmente, o primeiro curso de ensino não superior em que a utilização de ferramentas computacionais - especificamente os softwares Modellus e Excel, desempenha um papel essencial, quer para a exemplificação de situações quer para a aprendizagem da construção de modelos. Em nível universitário, esta integração tem ocorrido localmente num projeto que se vale do software Modellus [22]. A experiência adquirida neste projeto deverá facilitar nosso projeto de inserir a modelagem numa perspectiva interdisiciplinar. Também tem sido produzido material que facilita a inserção de tópicos contemporâneos e interdisciplinares no ensino de física [18,19,23-37].

As disciplinas oferecidas enfatizarão a conceitualização, a fenomenologia e a transposição didática. No espírito das Diretrizes e dos Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio, as tecnologias que acompanham o aprendizado científico e matemático, assim como tópicos contemporâneos, deverão permear todas as disciplinas. Também em todas as disciplinas, especial atenção deve ser dada à linguagem da Física, quer na sua forma matemática, nas suas múltiplas representações como equações, gráficos e tabelas, quer na sua forma discursiva, na tradução de uma forma de expressão em outra e na escolha da linguagem mais adequada em cada situação. Pretende-se apresentar a visão da Física como uma Ciência abrangente e integrada, e não como segmentos desconexos em que os temas atuais e suas tecnologias só são apresentados como apêndices.

Um princípio básico de nossa oferta de disciplinas é valorizar a qualidade do ensino/aprendizado, tanto em termos do conteúdo trabalhado quanto da metodologia empregada, evitando reproduzir o modelo atual do ensino médio. Em nome da quantidade, em geral, o professor em exercício opta por um ensino tradicional (quadro-giz), sem explorar o potencial de uma abordagem mais fenomenológica, de material instrucional variado, de metodologias e didáticas específicas. Pretendemos que haja tempo para o professor-aluno assimilar os conteúdos e trabalhá-los, de preferência em grupos, nos tópicos apresentados. Por isto, prevê-se que as disciplinas diretamente vinculadas aos conteúdos do ensino médio tenham carga total de 20 horas. Visto que eventualmente diferentes grupos de professores do ensino médio podem ter maior interesse em determinados tópicos, apresentamos um elenco de disciplinas que supera em muito as 160 horas presenciais previstas. O elenco de disciplinas que comporão as 160 horas que serão ministradas em cada edição do curso será definido em conjunto com a Secretaria Estadual de Educação com base nos mesmos parâmetros usados na definição do público-alvo e dos critérios de seleção. Assim, ofertamos, de imediato, as disciplinas da Tabela 1. Na avaliação permanente do projeto, está incluída uma avaliação de cada disciplina no término de cada edição. Isto nos permitirá corrigir rumos e aperfeiçoar nossa oferta, permitindo a inclusão e exclusão de disciplinas.

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Última atualização: 9/9/2002
por Bruna Griebeler
Contato: Silvio L. S. Cunha