CREF
Laboratório de Ensino a Distância Laboratório de Experimentação Remota
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Programa
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Disciplinas
que serão oferecidas: Tabela
1. : Disciplinas
oferecidas e correspondente carga horária total
Súmulas
e Metodologia: Quanto
a metodologia, as disciplinas de 1 a 6 da Tabela
1, que abordam conteúdos usualmente tratados na escola de ensino
médio, serão apresentadas em forma de oficinas, buscando ampliar o
horizonte de conhecimentos, introduzindo tópicos usualmente não
abordados, contextualizando e enfocando as habilidades e competências a
serem desenvolvidas. Em todas elas será dada ênfase a atividades
experimentais, trabalhos em grupo, discussões e abordagem de alguns
tópicos com recursos de novas tecnologias. Os programas da TV Escola
apropriados para a discussão dos assuntos serão aí apresentados, bem
como o uso da internet como ferramenta de consulta de conteúdos de
Física. Nesse sentido, dentro da presente proposta prevemos o
planejamento de uma atividade, extracurricular, envolvendo os estudantes
do Curso de Licenciatura em Física do nosso Instituto, onde serão
analisados, do ponto de vista didático, os programas do TV Escola que
enfoquem conteúdos de Física, objetivando seu melhor aproveitamento em
sala de aula pelo professores do ensino médio. Assim, embora as súmulas,
só especifiquem os conteúdos tradicionais, a abordagem será inovadora. 1.
Acústica (20
horas): Súmula:
Ondas
mecânicas. Ressonância. Batimento. Análise espectral de ondas sonoras
com um microcomputador. Características fisiológicas do som. Afinação
e timbre de instrumentos musicais. Metodologia:
Oficina 2.
Eletromagnetismo (20 horas): Súmula: Lei de Coulomb e Campo elétrico. Circuitos elétricos. Lei de Ohm. Campo magnético. Interação eletromagnética. Leis de Faraday e Lenz. Aplicações: sensores, memórias magnéticas, microondas e outras. Metodologia:
Oficina 3.
Fluidos (20 horas): Parte
desta disciplina será ministrada nos laboratórios de ensino do Instituto
de Física. Outra parte será, no Instituto de Pesquisas Hidráulicas da
UFRGS, que conta com diversos experimentos didáticos e de pesquisa na
área de fluidos, como canais. Súmula:
Propriedades de Fluidos. Princípio de Pascal. Princípio de
Arquimedes. Escoamentos laminar, turbulento, em canais. Tensão
superficial. Capilaridade. Metodologia:
Oficina 4.
Mecânica (20 horas): Súmula:
Movimento retilíneo e superposição de movimentos. Leis de Newton.
Movimentos periódicos. Momentum e energia. Ilustrações de ressonância
e caos. Metodologia:
Oficina 5.
Óptica (20 horas): Súmula:
Reflexão, refração, dispersão e propriedades ondulatórias da luz.
Fotometria e Colorimetria. Aplicações: Instrumentos ópticos, LASER, CD,
DVD e outras. Metodologia:
Oficina 6.
Termodinâmica (20 horas): Súmula:
Trabalho e calor. Transferência de energia. Temperatura e
dilatação. Transformação de fases. Leis da termodinâmica e máquinas
térmicas Metodologia:
Oficina 7.
Softwares Educacionais (20 horas): Embora
diversos softwares educacionais e recursos da rede devam ser utilizados
nas disciplinas de 1 a 6, entende-se recomendável uma disciplina
especificamente voltada para discutir e trabalhar com modelagem no
ensino/aprendizagem de Física. Súmula:
Modelagem no ensino/aprendizagem de física e sua consonância com os
PCNEM. Desenvolvimento de modelos com o software (livre) Modellus e com
planilha eletrônica. Metodologia:
Todas as aulas serão em laboratório de informática, com
disponibilidade de microcomputadores para todos os alunos, que deverão
desenvolver projetos individuais ou em pequenos grupos. 8.
Física Quântica (8 horas): Súmula:
Os
experimentos que evidenciaram as limitações da Física Clássica e
levaram à criação da Mecânica Quântica serão apresentados com uma
abordagem histórica, incluindo uma discussão dos conceitos básicos da
Física Quântica e o seu impacto na ciência, na tecnologia e na
sociedade contemporânea. Metodologia: Palestras e oficinas 9.
História e Epistemologia da Física (8
horas): Súmula:
As
primeiras medidas das dimensões do sistema solar. Galileu e o método.
Determinando a aceleração gravitacional. Fases da lua e marés. Determinismo,
previsibilidade e caos. Metodologia:
Palestras e
demonstrações práticas. 10.
Relatividade Especial (8
horas): Súmula:
Introdução à Relatividade Especial baseada fundamentalmente nas origens
históricas da teoria: A relatividade Galileana e o Eletromagnetismo; a
transformação de Lorentz e suas conseqüências; aparência visual de
objetos em movimento relativístico; paradoxos; momentum linear e energia
relativísticos; diagramas de Minkowski e o espaço-tempo. Metodologia:
Palestras e oficina.
11.
Radioatividade (8
horas): Súmula:
Radioatividade: tipos de radiações, atividade, unidades radiológicas e
formas de detecção; efeitos da radiação em materiais e nos seres
vivos; aplicações dos radioisótopos em pesquisa e tecnologia; normas de
proteção radiológica. Metodologia:
Discussões entremeadas de exemplos, com apresentação de sugestões de
atividades para o ensino médio e fundamental. 12.
Partículas Elementares
(8 horas): O objetivo é apresentar a Física de Partículas Elementares sob duas perspectivas: necessidades formativas dos professores e possíveis transposições didáticas para o ensino médio de Física. Súmula:
Histórico, leis de conservação, interações fundamentais, as
descobertas das décadas de 30, 40 e 50, o modelo padrão atual,
evidências experimentais em física de partículas, noções de quarks e
glúons, experimentos em curso, relação com a astrofísica, teoria do
Big-Bang. Metodologia:
Palestras, discussões de textos, atividades em grupo; desenvolvimento de
atividades instrucionais com ênfase na elaboração da capacidade de
abstração e formação de noção de ordem de grandeza. 13.
Supercondutividade
(8 horas): O
objetivo é discutir supercondutividade sob duas perspectivas:
necessidades formativas dos professores de Física
do ensino médio e possíveis transposições didáticas. Súmula: Supercondutividade: evolução histórica, propriedades básicas, termodinâmica dos supercondutores, teorias fenomenológicas, teoria BCS, aplicações tecnológicas. Metodologia:
Palestras, discussões de textos e
atividades em grupo. 14.
Astronomia (20 horas): Esta
disciplina será ministrada com os recursos do Observatório Educativo
Itinerante (OEI), podendo, assim, ser oferecida em cidades do interior.
Já foram oferecidos pelo OEI 12 cursos visando introduzir a Astronomia
aos professores de ensino médio e fundamental de uma maneira atraente,
através de recursos observacionais (telescópio), audiovisuais e de
multimídia. Súmula:
Sistema
Solar. Estrelas. Galáxias e o Universo. Observação do céu, com
reconhecimento de constelações. Estudo dos parâmetros físicos das
estrelas (temperatura, gravidade superficial, etc.) pela cor e a
luminosidade. Observação e caracterização de diversos tipos de
galáxias, aglomerados estelares e nebulosas difusas. Metodologia:
Exposições de cunho teórico, ilustradas com diversos materiais
instrucionais (fitas de vídeo, CD's, textos e hipertextos de Astronomia
elaborados por professores do Instituto de Física da UFRGS [38-40]).
Aulas observacionais utilizando binóculos e um telescópio MEADE
12". 15.
Física Contemporânea (até
30 horas): Nesta
disciplina prevê-se a apresentação, por pesquisadores, de temas atuais
de pesquisa e tópicos de Física Contemporânea, tipicamente em palestras
de 2h e visitas aos laboratórios de pesquisa, quando pertinente. Serão
discutidas as aplicações tecnológicas em microeletrônica,
biotecnologia, informática, telecomunicações, etc. Súmula:
Propriedades elétricas e magnéticas dos materiais; Implantação de
íons; Sistemas complexos; Física de plasma; Física das Altas Pressões;
Biofísica; Aplicações das Radiações na Medicina; Microscopia
Eletrônica; Laser e dispositivos ópticos. Metodologia:
palestras e visitas a laboratórios de pesquisa. 16.
Projetos na escola (30
horas, executadas na escola): É
comum que os professores do ensino médio não utilizem recursos
oferecidos pela escola, como material de laboratórios, recursos de
informática, multimídia, biblioteca e outros, quer porque muitas vezes
sequer conhecem o que há na escola, quer porque, mesmo tendo
conhecimento, não sabem como usá-lo. Nesta
disciplina pretende-se que, com o auxílio de estudantes da Licenciatura
em Física da UFRGS, os professores-alunos façam um levantamento do
material disponível para as aulas de Física em suas respectivas escolas
e, sob orientação de um professor da equipe executora, desenvolvam um
projeto para utilização de alguns destes materiais. Este projeto também
poderá incorporar material instrucional que será disponibilizado pelo
projeto PROCIÊNCIAS, como sistemas de aquisição de dados e softwares
educacionais. Serão
desenvolvidos projetos específicos para cada escola, tendo em vista sua
localização e suas características próprias, bem como os recursos
materiais e humanos de que dispõe. Os professores-alunos que desejarem
desenvolver projetos em sua escola (ou sala de aula) poderão mobilizar
outros setores/professores da escola para a construção de um projeto
coletivo, envolvendo as diferentes áreas do conhecimento. Os professores
responsáveis por esse curso visitarão a escola e, juntamente com a
equipe diretiva e os professores envolvidos no projeto definirão temas,
objetivos, estratégias, recursos, competências e habilidades a serem
desenvolvidas e processo de avaliação. Por exemplo, pode-se desenvolver,
em uma turma que se interessa por esportes, um projeto que envolva trocas
de energia, nutrição e esportes; ou se há um grupo de música ou de
dança na escola, pode-se explorar o estudo de ondas associado aos
conhecimentos e habilidades acústicas e artísticas dos alunos,
integrando música e ciência. Súmula:
Projetos sobre tópicos de física clássica e contemporânea a serem
implementados em sala de aula - teórica, experimental ou oficinas
valendo-se de recursos instrucionais da própria escola. Metodologia:
Elaboração de um projeto que utilize recursos da escola e utilização
em sala de aula. 17.
Oficina para apresentação e avaliação dos Projetos na Escola(16
horas): Súmula:
Relato de cada um dos Projetos na escola elaborados pelos professores
alunos, seguido de discussão. Metodologia:
Oficina. Última atualização:
9/9/2002 |