CREF
desde dez/2000

 

PÁGINA INICIAL

APRESENTAÇÃO

OBJETIVOS

PROJETOS

Laboratório de Ensino a Distância

Laboratório de Experimentação Remota

PROCIÊNCIAS

CONTATO

 

Programa de
Aperfeiçoamento e
Atualização para Professores
de Física do Ensino Médio

Introdução Equipe Metas Metodologia
Infra-estrutura Disciplinas Seleção e avaliação Calendário proposto
Interação com escolas Indicadores de Resultados Bibliografia Principal
PROCIENCIAS/CAPES CREF Instituto de Física UFRGS

  Período, carga horária e vagas:

a)      Carga horária: A carga horária prevista para o curso é de 190 horas, das quais 160 horas serão presenciais e as 30 horas restantes necessariamente serão cumpridas com o Projeto na Escola. A presente proposta oferece, no entanto, um elenco de disciplinas correspondente a uma carga horária total que excede, em muito, as 160 horas. O elenco de disciplinas que comporão as 160 horas, que serão ministradas em cada edição do curso, será definido em conjunto com a Secretaria Estadual de Educação, com base nos mesmos parâmetros usados na definição do público-alvo e dos critérios de seleção. Dentre o elenco apresentado, serão definidas as 160 horas que melhor atendam às necessidades do grupo de professores-alunos escolhidos.

b)     Período de execução: Quanto ao período de realização do curso propomos duas alternativas, que podem ser adaptadas de acordo com as peculiaridades de cada região:

1) uma parte inicial intensiva, com 120 horas, a ser desenvolvida em período não letivo seguida de atividades de acompanhamento orientadas pelos professores da equipe executora, objetivando a preparação dos projetos na escola (30 horas); uma última parte intensiva de 40 horas, no período não letivo seguinte, que incluirá uma Oficina para os relatos e avaliação dos projetos executados nas respectivas escolas.

2) curso extensivo ao longo de 1 (um) semestre letivo, com uma parte das atividades correspondentes a 80 horas desenvolvidas, em média, 1 (um) dia por semana, podendo ser realizada aos sábados; uma segunda parte do período total concentrada em uma semana nas férias (40 horas), seguida de atividades de acompanhamento orientadas pelos professores da equipe executora, objetivando a preparação dos projetos na escola (30 horas); uma última parte intensiva de 40 horas, no período não letivo seguinte, que incluirá uma Oficina para os relatos e avaliação dos projetos executados nas respectivas escolas.

Observação: Eventualmente, para grupos de professores oriundos de regiões distantes mais de 100 km da Capital, algumas das atividades (disciplinas) poderão ser ministradas na região de origem dos professores com apoio da infra-estrutura disponível no Observatório Educativo Itinerante (OEI). (Os custos deste deslocamento estão previstos dentro dos recursos adicionais do orçamento apresentado abaixo, fora da previsão do Edital).

c)      Número de Vagas: O número de vagas previsto para cada um dos cursos é de 30 professores da escola de ensino médio.

  Topo

 

Última atualização: 9/9/2002
por Bruna Griebeler
Contato: Silvio L. S. Cunha