CREF
Laboratório de Ensino a Distância |
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Programa de Aperfeiçoamento e Atualização para Professores de Física do Ensino Médio |
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Critérios
para seleção de candidatos e avaliação de aprendizagem dos
participantes: a)
Seleção
dos
candidatos: A seleção dos candidatos dar-se-á através de
entrevista e da análise de sua formação e área de atuação. Em caso
de grande procura, poderão ser aplicados testes, sob responsabilidade
da comissão organizadora. Os critérios para esta seleção serão
estabelecidos em conjunto com a Secretaria de Educação (SEC/RS), a
partir da definição do público-alvo conforme a proposta de
capacitação de recursos humanos da Secretaria. Entre os parâmetros
que determinarão os critérios de seleção estão: se o professor
será capacitado para ser um multiplicador ou para atuar diretamente em
sala de aula; em que série(s) do ensino médio atuará o professor;
qual a formação anterior do professor. A seleção de turmas
homogêneas permitirá uma otimização do curso oferecido. O universo
dos candidatos à participação no programa compreende todos os
professores de Física do Ensino Médio de escolas públicas no Estado
do Rio Grande do Sul. b)
Avaliação
dos participantes: O desempenho dos professores-alunos será
avaliado ao longo de atividades nas diversas disciplinas. De acordo com
as especificidades de cada atividade serão propostos critérios
diferenciados de avaliação; por exemplo, empenho na preparação e
realização das tarefas, pontualidade e freqüência, capacidade de
apropriação e adequação dos conteúdos dos cursos à sua prática
docente, entrevistas, seminários e relatórios das atividades
desenvolvidas. Na disciplina de Projetos na Escola, a avaliação se
dará levando em conta a capacidade do professor-aluno no
desenvolvimento de projeto, que tenha como objetivo a transposição e
utilização de recursos didáticos existentes na escola. A
equipe executora permanecerá articulada ao longo de todo PROCIÊNCIAS e
em permanente contato para acompanhar o aproveitamento dos
professores-alunos, pois está consciente de que os critérios acima
citados e outros que venham a ser utilizados são de caráter externo,
enquanto a aprendizagem é um processo interno ao qual nosso acesso é
limitado. Nosso desafio é avaliar o professor-aluno que recebemos,
propor estratégias de crescimento para ele na sua realidade escolar e
avaliar o novo professor que passará a ser a partir de então. Por isso
pretendemos manter vínculos com os professores-alunos após o
PROCIÊNCIAS, intensificando o vínculo Universidade&Escola. Última atualização:
9/9/2002 |