CREF
desde dez/2000

 

PÁGINA INICIAL

APRESENTAÇÃO

OBJETIVOS

PROJETOS

Laboratório de Ensino a Distância

Laboratório de Experimentação Remota

PROCIÊNCIAS

CONTATO

 

 Programa de Aperfeiçoamento e Atualização para Professores de Física do Ensino Médio

Introdução Equipe Metas Metodologia
Infra-estrutura Disciplinas Seleção e avaliação Calendário proposto
Interação com escolas Indicadores de Resultados Bibliografia Principal
PROCIENCIAS/CAPES CREF Instituto de Física UFRGS

 

Critérios para seleção de candidatos e avaliação de aprendizagem dos participantes:

a)     Seleção dos candidatos: A seleção dos candidatos dar-se-á através de entrevista e da análise de sua formação e área de atuação. Em caso de grande procura, poderão ser aplicados testes, sob responsabilidade da comissão organizadora. Os critérios para esta seleção serão estabelecidos em conjunto com a Secretaria de Educação (SEC/RS), a partir da definição do público-alvo conforme a proposta de capacitação de recursos humanos da Secretaria. Entre os parâmetros que determinarão os critérios de seleção estão: se o professor será capacitado para ser um multiplicador ou para atuar diretamente em sala de aula; em que série(s) do ensino médio atuará o professor; qual a formação anterior do professor. A seleção de turmas homogêneas permitirá uma otimização do curso oferecido. O universo dos candidatos à participação no programa compreende todos os professores de Física do Ensino Médio de escolas públicas no Estado do Rio Grande do Sul.

b)     Avaliação dos participantes: O desempenho dos professores-alunos será avaliado ao longo de atividades nas diversas disciplinas. De acordo com as especificidades de cada atividade serão propostos critérios diferenciados de avaliação; por exemplo, empenho na preparação e realização das tarefas, pontualidade e freqüência, capacidade de apropriação e adequação dos conteúdos dos cursos à sua prática docente, entrevistas, seminários e relatórios das atividades desenvolvidas. Na disciplina de Projetos na Escola, a avaliação se dará levando em conta a capacidade do professor-aluno no desenvolvimento de projeto, que tenha como objetivo a transposição e utilização de recursos didáticos existentes na escola.

A equipe executora permanecerá articulada ao longo de todo PROCIÊNCIAS e em permanente contato para acompanhar o aproveitamento dos professores-alunos, pois está consciente de que os critérios acima citados e outros que venham a ser utilizados são de caráter externo, enquanto a aprendizagem é um processo interno ao qual nosso acesso é limitado. Nosso desafio é avaliar o professor-aluno que recebemos, propor estratégias de crescimento para ele na sua realidade escolar e avaliar o novo professor que passará a ser a partir de então. Por isso pretendemos manter vínculos com os professores-alunos após o PROCIÊNCIAS, intensificando o vínculo Universidade&Escola.

Topo

Última atualização: 9/9/2002
por Bruna Griebeler
Contato: Silvio L. S. Cunha