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Ensino de Física


 Introdução:

O Ensino a Distância vem se expandindo vigorosamente no mundo. Segundo relatório conjunto do Banco Mundial e da Unesco (Higher Education in Developing Countries, Peril and Promise), publicado este ano, estaria em mais de 2 milhões o número de estudantes matriculados em tais cursos em 1997. No Reino Unido, a tradicional Open University, criada em 1969, passou a ensinar por rádio, televisão, correspondência, redes de tutores e cursos presenciais de verão; hoje, incorporando as modernas tecnologias de informação, oferece mais de 100 cursos a 160.000 estudantes, com 4000 estudantes por dia conectados à Internet.

O Ensino a Distância representa grande potencial para a expansão do acesso ao ensino superior no Brasil. Em particular, a formação e a atualização de professores, tanto nos cursos de licenciatura como em serviço, necessária para responder ao crescimento do ensino médio, dependerá desta modalidade de ensino. A capacitação de professores em exercício por meio do ensino a distância está prevista no Convênio BID/MEC, assinado em maio passado, que prevê US$ 250.000.000,00 para a reforma do ensino médio.

No Brasil existem basicamente 3 tipos de ensino a distância: inter-institucional, via tele-conferência e via Internet.

O ensino interinstitucional realiza-se com o deslocamento dos professores para a instituição onde estão os alunos, para ministrar aulas e/ou orientação, podendo incluir ou não estágios dos alunos na instituição sede.

A tele-conferência vem sendo usada há alguns anos. Assim por exemplo, a UFSC já ministrou um mestrado profissionalizante para a Petrobrás e está ministrando atualmente mais de 10 mestrados através de tele-conferência, com mais de 300 alunos, e um doutorado a distância, com 15 alunos. Tanto Santa Catarina quanto o Paraná investiram na implantação de equipamento de tele-conferência para todo o estado; apesar do investimento de cerca de US$ 384.000,00, na implantação em SC, os custos de operação, com operadores de vídeo e uso de telefonia, não é significativamente menor do que o custo de deslocamento dos professores. O RS ainda não implantou nenhum projeto de tele-conferência estadual. Na PUC-Rio se está utilizando a tele-conferência pela internet, mas a banda passante da RNP no Brasil ainda dificulta muito o acesso de vídeo e áudio em tempo real.

Internet: a UFRGS foi a pioneira no Brasil na implantação de um mestrado totalmente a distância, em Psicologia da Educação, desenvolvido pelas Professoras Léa Fagundes e Liane Tarouco, que conferiu graus ainda em 1997 para 20 estudantes da América Central. As provas eram enviadas pelo correio, mas existe tecnologia suficiente para realizá-las diretamente no computador.

No Instituto de Física, o Departamento de Astronomia já desenvolve, desde 1996, material didático totalmente acessível pela Internet e em português. Esse material inclui não somente o material instrucional, com hipermedia, mas também pequenos programas em Java que podem ser executados pelos internautas. Estão disponíveis vários programas que simulam realisticamente observações astronômicas, desenvolvidos pela Universidade de Gettysburg, com financiamento da NSF e NASA, e traduzidos para o português aqui.

Desde 1999 o Departamento de Astronomia vem desenvolvendo projeto intitulado Observatório Educativo Itinerante (OEI), que oferece cursos, na modalidade interinstitucional, de atualização em Astronomia e Física para professores de ensino fundamental ou médio. O material do OEI inclui telescópio, binóculos, hipertextos e recursos multimídia, além de diversos experimentos de Física e Astronomia.

O material já disponibilizado na Internet como parte destes esforços, que também se encontra em forma de livro editado pela Editora da UFRGS e acompanhado de um CD-ROM, vem sendo usado em diversos cursos de graduação na UFRGS, USP e UFRJ, cursos de extensão e de capacitação de professores (aqui, na USP e pela Comissão de Ensino da Sociedade Astronômica Brasileira). O texto também foi traduzido para o espanhol e disponibilizado na Internet no Planetário de Montevidéu. Este hipertexto é o mais visitado no Instituto de Física, pela Internet, com mais de 10.000 acessos semanais.

Entretanto, não foi implementado ainda nenhum tipo de teste de aprendizado ou tutoreamento, incluindo estratégia (metodologia) de ensino (e aprendizado) ou atividades como exercícios teóricos e testes para os estudantes, necessários para um curso completo.

No Departamento de Física foram desenvolvidos hipertextos educacionais, contendo animações e programas interativos sobre o tema da Relatividade Restrita, disponível na Internet desde 1998. Está em fase inicial, e dependente de financiamento, projeto construtivista para o ensino de eletromagnetismo via Internet, constituído por laboratório virtual, hipertextos e sistema de gerenciamento para avaliar e direcionar os alunos, traçando seu perfil cognitivo.

Embora ainda em fase de aplicação local, deverá ser relevante para o ensino a distância o projeto “Aplicação do software Modellus no ensino de Física Geral”, que está em seu segundo ano de desenvolvimento, envolvendo estudantes de Engenharia.

DETALHAMENTO / METODOLOGIA

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Última atualização:9/9/2002
por Bruna Griebeler
Contato: Silvio L. S. Cunha