Universidade Federal do Rio Grande do Sul

promove atividade de extensão

Oficina: Metodologia para o Ensino de Ciências

Ministrantes:

Prof. Me. Nelson Reyes Marques (IF Sul-Rio-Grandense)
Prof. Marco Antonio Lessa (UCPel)

Coordenação:

Profa. Dra. Eliane Angela Veit (IF-UFRGS)
Prof. Dr. Ives Solano Araujo (IF-UFRGS)

Objetivos e Metodologia

Esta oficina visa a apresentar aos professores do Ensino Fundamental e do Ensino Médio uma alternativa prática para trabalhar os conceitos da Física na disciplina de Ciências no Ensino Fundamental e na disciplina de Física no Ensino Médio. Será realizada uma série de experimentos com o objetivo de mostrar como pode ser simples e atraente trabalhar conceitos de Física com as crianças e com os adolescentes.

Os experimentos serão de fácil construção, e abordarão temas tais como: diferença de condutividade térmica entre os materiais, influência da pressão na temperatura de ebulição, análise dos movimentos, transmissão da pressão nos fluidos, princípios do funcionamento de um submarino, superfícies equipotenciais, associação de resistores, construção de um motor elétrico, ondas estacionárias, entre outros.

Na aula inaugural será feita uma apresentação geral do curso, ressaltando a importância da experimentação para uma aprendizagem significativa. Ainda que as escolas não possuam laboratórios que permitam o manuseio do material experimental por todos os alunos, argumentaremos que se pode usar o recurso da demonstração em sala de aula, tendo como referencial a teoria de Vygotsky. Essa ideia fica clara quando Vygotsky vincula a colaboração à imitação, ao afirmar que:

“[na criança] o desenvolvimento decorrente da colaboração via imitação, que é a fonte do surgimento de todas as propriedades especificamente humanas da consciência, o desenvolvimento decorrente da aprendizagem é fato fundamental. [...] Porque na escola a criança não aprende o que sabe fazer sozinha mas o que ainda não sabe fazer e lhe vem a ser acessível em colaboração com o professor e sob sua orientação” (Vygotsky, 2001. P 331).

A seguir, serão realizados alguns experimentos com o objetivo de mostrar como pode ser simples a sua construção. Também discutiremos os erros presentes em vários livros didáticos adotados nas séries iniciais.

Ementa

Datas das aulas presenciais

Inscrições

• Inscrição via internet através do preenchimento do formulário eletrônico abaixo e pagamento da taxa de inscrição.
  • Taxa de inscrição: RS$ 33,00
    • a ser paga através do guia de recolhimento da União, disponível em:
    • preencher os campos:
        • Nome
        • CPF
        • Valor
        • Descrição do recolhimento: serviços educacionais
        • Unidade Gestora: 153297 Instituto de Física
        • Oficina: Metodologia para o ensino de Ciências

É necessária a apresentação do recibo do depósito no dia do evento.

Certificados

Será fornecido certificado de participação no evento oportunamente. Atestados de participação serão conferidos no dia do evento para os que solicitarem.

Lista de Inscritos

Inscritos na Turma A