|
Universidade Federal
do Rio Grande do Sul
CREF
- CENTRO DE REFÊRENCIA PARA O ENSINO DE FÍSICA da UFRGS
promove
atividade de extensão
|
|
Oficina: Metodologia para o Ensino de Ciências
Ministrantes:
Prof. Me. Nelson Reyes Marques (IF Sul-Rio-Grandense)
e
Prof. Marco Antonio Lessa (UCPel)
Coordenação:
Profa. Dra. Eliane Angela Veit (IF-UFRGS)
e
Prof. Dr. Ives Solano Araujo (IF-UFRGS)
Objetivos e Metodologia
Esta oficina visa a apresentar aos professores do Ensino Fundamental e do Ensino Médio uma alternativa prática para trabalhar os conceitos da Física na disciplina de
Ciências no Ensino Fundamental e na disciplina de Física no Ensino Médio. Será realizada uma série de experimentos com o objetivo de mostrar como pode ser simples e
atraente trabalhar conceitos de Física com as crianças e com os adolescentes.
Os experimentos serão de fácil construção, e abordarão temas tais como: diferença de condutividade térmica entre os materiais, influência da pressão na temperatura de
ebulição, análise dos movimentos, transmissão da pressão nos fluidos, princípios do funcionamento de um submarino, superfícies equipotenciais, associação de
resistores, construção de um motor elétrico, ondas estacionárias, entre outros.
Na aula inaugural será feita uma apresentação geral do curso, ressaltando a importância da experimentação para uma aprendizagem significativa. Ainda que as escolas
não possuam laboratórios que permitam o manuseio do material experimental por todos os alunos, argumentaremos que se pode usar o recurso da demonstração em sala de
aula, tendo como referencial a teoria de Vygotsky. Essa ideia fica clara quando Vygotsky vincula a colaboração à imitação, ao afirmar que:
“[na criança] o desenvolvimento decorrente da colaboração via imitação, que é a fonte do surgimento de todas as propriedades especificamente humanas da consciência,
o desenvolvimento decorrente da aprendizagem é fato fundamental. [...] Porque na escola a criança não aprende o que sabe fazer sozinha mas o que ainda não sabe fazer
e lhe vem a ser acessível em colaboração com o professor e sob sua orientação” (Vygotsky, 2001. P 331).
A seguir, serão realizados alguns experimentos com o objetivo de mostrar como pode ser simples a sua construção. Também discutiremos os erros presentes em vários
livros didáticos adotados nas séries iniciais.
Ementa
Outras
informações
-
Carga horária: 40 horas-aula
- População-alvo: Professores de Ciências do ensino fundamental e professores de Física do Ensino Médio.
- Capacidade máxima:
- Turma A: 30 participantes - Aula presencial em Porto Alegre
- Turma B: 30 participantes - Aula presencial em Pelotas
Datas das aulas presenciais
- Porto Alegre: terça-feira, dia 1 de março e 26 de abril de 2011, das 13h30min às 17h30min
- Pelotas: na quinta-feira, dia 3 de março e 28 de abril de 2011, das 13h30min às 17h30min
Local
- Turma A: Instituto
de Física, UFRGS, Campus do Vale
- Av. Bento Gonçalves, 9500 - Bairro Agronomia
- Prédio: 43.125 - Sala 101
- Porto Alegre
Visualize a
localização do
prédio 43.125
no Campus do Vale
- Turma B: NECIM, IF Sul-Rio-Grandense, Campus Visconde da Graça
- Rua Ildefonso Simões Lopes, nº 2791
- Pelotas
Inscrições
- Inscrição
via internet através do preenchimento do formulário eletrônico abaixo e
pagamento da taxa de inscrição.
- Taxa de inscrição: RS$ 33,00
- a ser paga
através do guia de recolhimento da União, disponível em:
- http://www1.ufrgs.br/guiarecolhimento/pagamentoexterno.php
- preencher os campos:
- Nome
- CPF
- Valor
- Descrição
do recolhimento: serviços educacionais
- Unidade
Gestora: 153297
Instituto de Física
- Oficina: Metodologia para o ensino de Ciências
É
necessária a apresentação do recibo do depósito no dia do evento.
Certificados
Será
fornecido certificado de participação no evento oportunamente.
Atestados de participação serão conferidos no dia do evento
para
os que solicitarem.