CALOR

Considere dois corpos A e B em diferentes temperaturas TA e TB, tais que a temperatura do corpo A seja maior que a temperatura do corpo B.

Cada corpo possui energia térmica e essa energia é transferida do corpo de maior temperatura, no caso acima A, para para o corpo de menor temperatura (corpo B). A transferência da energia térmica cessa no momento em que os dois corpos atingirem a mesma temperatura.

Calor é energia térmica em trânsito entre corpos de diferentes temperaturas.

A unidade de calor é dada em joule (J) no sistema internacional de unidades e medidas. No entanto, se usa bastante outra unidade que é a caloria (cal).

Uma caloria (1cal) é a quantidade de calor necessária para variar em 1ºC a temperatura de 1g de água.


CALOR SENSÍVEL E CALOR LATENTE

Ao colocar no fogo uma barra de ferro, logo verificamos que ela se aquece, isto é, sofre uma elevação na sua temperatura. Se, entretanto, fizermos o mesmo com um bloco de gelo a 0 ºC, verificaremos que ele se derrete, isto é, se transforma em líquido, mas sua temperatura não se modifica.

Portanto, quando um corpo recebe calor, este pode produzir variação de temperatura ou mudança de estado. Quando o efeito produzido é a variação de temperatura, dizemos que o corpo recebeu calor sensível. Se o efeito se traduz pela mudança de estado, o calor recebido pelo corpo é dito calor latente. No exemplo acima, o ferro aumentou a sua temperatura, portanto recebeu calor sensível e o gelo entrou em fusão, recebendo calor latente enquanto não se transformar completamente em água.
início