• O formato da Terra


  • Olá professor. 
    Se a terra é geoide, como vemos ela esférica - ou no máximo uma elipsoide - nas fotos vistas do espaço?
    A figura "geoide", encontrada por mim na internet, mais parece uma batata deformada do que o formato arredondado que vejo nas fotos espaciais da terra.
    Desde já obrigado.


    __________________________


    Professor Lang, Eu estou confuso com coisas de tenho visto na internet e lhe pergunto: O geoide é ou não é a figura que representa a Terra e o seu relevo? Na sua resposta eu confio. Abraços







    O geoide é uma figura geométrica, definida por Gauss, que representa a forma da Terra aproximadamente. Na verdade é a forma de uma superfície onde o potencial da gravidade (o potencial da gravidade é a soma do potencial gravitacional com o potencial não inercial centrífugo no sistema de referência não inercial da própria Terra) coincide, em média, com o valor do potencial no nível dos mares. Assim sendo o geoide, conforme definido por Gauss (definição até hoje utilizada por gravimetristas e astrônomos), não descreve em detalhes a superfície real da Terra. Como o geoide é uma figura geométrica (abstrata), as montanhas e as depressões abaixo do nível médio dos mares não estão contempladas nele.


    É um grande equívoco confundir o geoide com a forma exata da superfície da Terra. Tal equívoco é recorrente e o exemplifico indicando um entre tantos sítio da internet onde ele ocorre: http://www.mundovestibular.com.br/articles/4258/1/A-FORMA-DA-TERRA/Paacutegina1.html.


    Desde século XVII sabe-se que a Terra é, apesar de um pequeníssimo achatamento no diâmetro polar em relação ao diâmetro equatorial previsto por Newtoncom excelente aproximação, uma esfera e este conhecimento não se alterou até hoje. O geoide se afasta do elipsoide revolução com raio polar 6357 km e o raio equatorial 6378 km por não mais de 0,1 km conforme a figura de Wikipedia a seguir representa.


    geoide


    De fato a forma da superfície Terra representada pelo elipsoide de revolução e pelo geoide não é exatamente uma esfera pois  a Terra tem o diâmetro equatorial levemente maior do que o diâmetro polar, isto é, cerca  de apenas 0,3%, maior do que o diâmetro polar.


    Se quisermos representar em uma folha de papel o achatamento da Terra realisticamente teríamos que desenhar uma linha (quase) circunferencial. Se o diêmetro  equatorial desta quase circunferência fosse 10,00 cm, o diâmetro polar seria então 9,97 cm. Ou seja, esta linha seria muito aproximadamente uma circunferência e visualmente não reconheceríamos a diferença.


    A amplitude do relevo da Terra é, em ordem de grandeza, igual ao achatamento da Terra. Portanto, com excelente aproximação a Terra é uma esfera mesmo que consideremos o seu relevo superficial e o seu achatamento. E isto pode ser visto em  imagens realistas ou em fotografias da Terra.


    foto_terra


    A figura a que te referes (batata deformada) possivelmente é a figura que segue abaixo. Ela não é o geoide e nem é a forma da superfície da Terra!


    graceglobe


    Esta figura foi produzida pela NASA e o seu objetivo NÃO é o de representar a forma geométrica da Terra. Esta figura é uma representação de como aceleração da gravidade  na superfície da Terra varia. Ou seja, as protuberâncias e depressões representam pequeníssimas variações na intensidade da aceleração da gravidade em torno do que se poderia considerar como a "intensidade  padrão".  Na figura abaixo fica evidente pela legenda que identifica o significado das cores que ela representa as variações da intensidade do campo gravitacional.


    geoids 


    A tradução da legenda desta figura é: Anomalias do Campo Gravitacional da Terra (miligals). Miligals significa a milésima parte de um galileu, onde 1 galileu é igual a 1 cm/s^2. Ou seja, se a intenção da figura fosse de representar a forma da Terra, a legenda da escala deveria ser em uma unidade de medida de comprimento e não em unidade de medida da intensidade do campo gravitacional. Qualquer dúvida sobre esta figura é resolvida pela consulta a quem a idealizou, acessando o seguinte endereço: http://earthobservatory.nasa.gov/Features/GRACE/page3.php.


    Sobre a forma da Terra recomendo o seguinte vídeo do Prof. Jorge Ducati, astrônomo do IF-UFRGS: https://www.youtube.com/watch?v=E8JZjO61RiQ


    Perguntas respondidas no CREF telacionadas com o tema:


    Teste sobre a forma da Terra!


    Por que a Terra é achatada?


    Newton e a teoria da gravitação - Perguntas do Globo Ciência


    Como sabemos que a Terra é achatada? 


    Diferença na aceleração da gravidade do polo para o equador


    Distância ao horizonte: navio "afundado"!


    Ainda sobre a distância ao horizonte!


    O que veríamos se o mar desaparecesse?


    "Docendo discimus." (Sêneca)


     


     





    Prof. Fernando Lang da Silveira - www.if.ufrgs.br/~lang/



    Acessos desde 03 de junho de 2014: 31965



    Voltar
    Assine o feed! Adicione aos favoritos! Imprima esta página! Indique por email!


    Pesquisar no CREF









    Total de acessos desde maio de 2013: 2759263