• Ainda sobre a distância ao horizonte!


  • Esta postagem complementa discussão anterior sobre a distância ao horizonte, especialmente Distância ao horizonte: navio "afundado"!.


    navio





    Ontem, 10/01/2014, a beira mar em Tramandaí - RS fiz as fotos da imagem abaixo. Um navio petroleiro estava atracado na boia da Petrobras que se situa a cerca de 3 km da linha costeira. A foto superior foi feita a cerca de apenas 1m do nível do mar (a realizei agachado em um região onde o mar "lambia" a praia).


    Muito próximo do local da primeira foto há uma duna com cerca de 4m acima do nível da praia. Lá de cima, portanto  cerca de  5m do nível do mar, realizei a segunda foto.


    navio


    Lembremos que a distância ao horizonte depende da altura da visada em relação à superfície da Terra (neste caso à superfície do mar) de acordo com a expressão encontrada na seguinte figura:


    horizonte


    Portanto, sabendo-se que o raio R da Terra é cerca de 6.400km, uma visada a cerca de apenas 1m sobre o nível do mar, determina que o horizonte se encontre a cerca de um pouco mais de 3km. Nota-se na fotografia superior que a linha d'água no casco do navio é praticamente coincidente com o horizonte.


    A visada a cerca de 5m sobre o nível do mar faz com que o horizonte recue para cerca de 8km. A fotografia inferior mostra o petroleiro antes do horizonte (ele se encontra de fato a cerca de 3km da câmera fotográfica enquanto o horizonte recuou para 8km), portanto consistente com o a geometria e a óptica envolvida no cálculo da distância ao horizonte.


    Um excelente calculador sobre a curvatura da Terra está disponível em https://dizzib.github.io/earth/curve-calc/?d0=10&h0=1.8&unit=metric


    Outras questões relacionadas ao tema:


    Distância ao horizonte: navio "afundado"!


    Por que a curvatura da Terra interfere no sinal de microondas?


    Refutando a Terra Plana


    "Docendo discimus." (Sêneca)





    Prof. Fernando Lang da Silveira - www.if.ufrgs.br/~lang/



    Acessos desde 11 de fevereiro de 2014: 2396



    Voltar
    Assine o feed! Adicione aos favoritos! Imprima esta página! Indique por email!


    Pesquisar no CREF









    Total de acessos desde maio de 2013: 2759240