• Quantos Km/h tem um carro com 1011 cv?


  • Fiz o que eu pude para descobrir a velocidade máxima do carro HKS R33 Drag GT-R, mas não consegui, tentei transformar rotações por minuto para km/h, mas não consegui. 


    Cavalos/hp - 1011hp


    Rotações por minuto - 9000rpm


    Pergunta originalmente feita em http://br.answers.yahoo.com/question/index;_ylt=Av0m7diz0unWKtZP_1yldK3J6gt.;_ylv=3 ?qid=20130110092703AAIpxL3


    Comentário do autor da pergunta após a resposta abaixo:


    Pocha, muito obrigado mesmo!!! Sempre entender melhor sobre essa Física extraordinária é algo muito investidor. Valeu mesmo. :D





    NÃO HÁ COMO CONVERTER uma unidade de medida de potência (HP) em uma unidade de medida de velocidade. Idem para uma unidade de medida de frequência (rpm) em unidade de medida de velocidade ou potência. Somente é possível converter uma unidade de medida em outra se elas se referirem à mesma grandeza física. Por exemplo converter HP em kW ou km/h em m/s ou ainda rpm em Hertz.


    O que gostarias de saber é qual é a velocidade máxima possível para um automóvel que desenvolve a potência máxima de 1011 HP.


    Esta pergunta não tem uma resposta direta pois a potência máxima desenvolvida pelo motor está relacionada com a sua velocidade máxima de uma maneira que depende de diversos fatores. Os mais importantes fatores estão associados à aerodinâmica do automóvel. Quanto menos ARRASTO DO AR o automóvel sofre, tanto maior é a sua velocidade para uma determinada potência.


    Eu trato do problema em um artigo que podes encontrar em http://www.if.ufrgs.br/~lang/Textos/Pot_veloc.pdf . Lá poderás ver que o Bugatti Veyron, que tem praticamente a potência que referes na tua pergunta, atinge a fantástica velocidade máxima de mais de 400 km/h. Mas outro automóvel com a mesma potência máxima poderá ter uma veloocidade máxima menor ou maior dependendo de diversos fatores.


    Demonstro no artigo que a potência máxima de tração (potência efetivamente desenvolvida nas rodas de tração pelo motor) depende de dois termos: 1- um que cresce linearmente com a velocidade e está relacionado à RESISTÊNCIA AO ROLAMENTO em todas as rodas; 2 - outro que cresce com o cubo da velocidade e esté relacionado com o ARRASTO INERCIAL DO AR e, portanto, é dependente da aerodinâmica do automóvel.


    No caso específico do Bugatti Veyron em sua fantástica velocidade máxima de mais de 400 kmh cerca de 96% da potência de tração é usada para vencer o ARRASTO INERCIAL DO AR e os 4% restante para vencer a RESISTÊNCIA AO ROLAMENTO.


    Vide também Influência da densidade do ar no teste do Bugatti Veyron?


    "Docendo discimus." (Sêneca)





    Prof. Fernando Lang da Silveira - www.if.ufrgs.br/~lang/



    Acessos desde 27 de maio de 2013: 1156



    Voltar
    Assine o feed! Adicione aos favoritos! Imprima esta página! Indique por email!


    Pesquisar no CREF









    Total de acessos desde maio de 2013: 625103