• Cano que não dá passagem para a água!


  • O que acontece para um cano de 33 metros ligado a uma caixa de água cheia, quando dá ar no cano e a água não sai?

    O cano é ligado na parte inferior da caixa, ( a altura da caixa é de 80 cm, entre a saída e o nível máximo) e em seu trajeto o cano jamais fica mais alto que o nível da caixa (fica no máximo a 50 cm abaixo do nível da caixa cheia) e sua saída na única torneira é 90 cm abaixo do nível de caixa cheia, mas quando a água acaba, e depois a caixa volta a ficar cheia, incrivelmente a água não sai e menos que se puxe muito até sair todo o ar, ai ela jorra com pressão.

    Por favor tentem me explicar, sou bom em física mas esta eu não compreendo.

    O reservatório em questão é dentro de uma mina d?água. Vamos aos detalhes: a saída de água fica a 80 cm abaixo do nível máximo, o cano percorre uns 8 metros subindo no máximo uns 30 cm, (ou seja ainda estaria 50cm mais baixo que o nível máximo ) depois percorre uns 23 metros descendo 130 cm (ou seja 180 cm mais baixo que o nível máximo) depois mais 2 metros de cano subindo 90 cm (ou seja, a torneira fica a 90 cm do nível máximo e 10 cm abaixo do nível de saída da caixa).

    Tudo bem que quando der ar no cano eu tivesse de esperar o nível subir para encher o cano novamente, mas mesmo com a caixa totalmente cheia a água não sai, sem que se tire o ar do cano.

    Não entendo como tendo 90 cm de altura de diferença do nível máximo e da torneira ela não consiga empurrar o ar para fora, não foi isto que estudei em física.

    O reservatório tem cerca de 2000 litros.

    Pergunta originalmente feita em:
    http://br.answers.yahoo.com/question/index;_ylt=AqcL9xCHbnLXpOcpGf9AW4_J6gt.;_ylv=3?qid=20100205180719AAnR5YF






    Este sistema funciona como um sifão. O problema é que parte do cano através do qual a água flui para fora da caixa está acima do nível máximo da água e assim somente a água escoará pelo cano se este estiver cheio de água até abaixo do nível da água no reservatório. Isto é, a curva que se estende acima do nível da água na caixa deve estar cheia de água para que o sifão funcione; se a curva do sifão contiver ar na pressão atmosférica (é o que acontece naturalmente) a água não sobe e não passa pela curva. O único jeito então é aspirar o ar do cano, isto é, baixar a pressão dentro do cano para que a água seja empurrada da dentro do cano.

    Se procurares na internet, encontrarás diversas páginas sobre o "sifão" que te auxiliarão o entendimento.





    Prof. Fernando Lang da Silveira - www.if.ufrgs.br/~lang/



    Acessos desde 27 de maio de 2013: 3778



    Voltar
    Assine o feed! Adicione aos favoritos! Imprima esta página! Indique por email!


    Pesquisar no CREF









    Total de acessos desde maio de 2013: 374202