• Satélites de telecomunicações não existem, afirmou um aloprado terra-chato!


  • Um adepto da concepção da Terra Plana escreveu  o seguinte:


    "Então, você acredita que a transmissão de dados da sua internet e do seu telefone, são transmitidos e retransmitidos por satélites?
    Não existem satélites.
    O ângulo das antenas que supostamente captam as ondas que viriam dos satélites, são posicionadas em 45 graus, 45 graus não atingem o suposto espaço, atingem apenas as torres de retransmissão existentes na Terra. Se na área não existir uma torre de retransmissão, sua mensagem não será transmitida ou recebida."


    Como argumentar sobre este tema, não apenas para o autor do desvario mas também para outros crentes nesta esdrúxula concepção da Terra Plana?





    Isto é sério? Satélites não existem? :-) Antenas a 45 graus apontam para torres de transmissão? Enormes estas tuas torres, não? Se a torre estiver a 5 km da antena, a torre terá que ter 5 km da altura. Estás de brincadeira de mau gosto!!


    1 - Explica para o meu colega, Prof. Plinio Fasolo, que o que ele e muitos outros observam não existe. http://naveastro.com/astronomia/ISS-folder.htm


    http://www.heavens-above.com/


    2 - Explica para os instaladores de antenas parabólicas que no específico local do céu para onde devem apontar a antena (a elevação da antena depende da latitude, da longitude e do satélite do qual vem o sinal de interesse) nada existe no céu. A orientação e a elevação do satélite de interesse pode ser obtida em http://www.dishpointer.com/


    Postagens do CREF relacionadas ao tema das telecomunicações:


    Elevação sobre o horizonte do satélite geoestacionário


    Antenas parabólicas apontando para o chão em Ushuaia!?


    Plano da órbita do satélite geoestacionário


    Por que a curvatura da Terra interfere no sinal de micro-ondas?


    3 - Explica que tudo isto que recomendam sobre a orientação das antenas para nada serve.  Aqui vai o endereço de uma interessante página contendo informações sobre a orientação de antenas parabólicas:  http://www.newtoncbraga.com.br/index.php/telecom-artigos/2266-art357.html


    4 - Na verdade a resposta para tal tipo de alopração não é caso para Física mas para a Psiquiatria! :-) O terra-chatismo somente é possível com muito analfabetismo científico, forte dissociação cognitiva e alienação fundamentalista religiosa. Quem tiver alguma dúvida sobre as bases religiosas da Terra Plana pode acessar o texto de Samuel Robowtham (1816-1885), religioso fundamentalista que no século XIX, baseado em interpretações esdrúxulas da Bíblia, que reviveu o terra-chatismo.


    A figura abaixo, encontrada na Wikipedia, explicita de maneira evidente as bases religiosas do terra-chatismo.


    terraplan


    5 - A refutação do terra-chatismo sou feita em Refutando a Terra Plana.


    6 - A refutação de outro argumento usado pelos terra-chatos contra a impossibilidade de satélites encontra-se em Alta temperatura na termosfera impossibilita as viagens espaciais?


    7 - Os terra-chatos também acreditam que o Sol é pequeno comparado com as dimensões da Terra e move-se, transportado por anjos (vide o detalhe na figura acima), em uma órbita a não mais de 7.000 km  sobre a superfície da pizza onde vivem. Eles fazem seus cálculos para distância ao Sol da forma indicada ao final da seguinte postagem:  Como Eratóstenes mediu 7° entre Assuã e Alexandria para achar a circunferência da Terra?


    8 - Os terra-chatos também acreditam em um domo cobrindo a pizza onde vivem. Este domo impossibilitaria a passagem de qualquer coisa para fora e então obviamente qualquer viagem à Lua (que aliás, segundo o terra-chatismo, está bem próxima de nós, é pequena e chata) não pode ter ocorrido. A propósito deste tema vide Tamanho da Terra em foto da NASA: prova de que a foto é falsa?


    9- Os terra-chatos deliram sobre a Antártica como a borda e o fim do mundo. Antártica na Terra Plana: muralha de gelo e domo? e Sobre o pêndulo de Foucault: resposta a um terraplanista


    10 - Podemos aprender sobre a forma da Terra em  Aprendendo a partir da discussão sobre a forma da Terra


    11- Vide a palestra realizada na UNISNOS em 31/05/2017: Sobre a forma da Terra


    12 - A imagem abaixo são fotos da ISS capaturadas por  um astrônomo amador. https://pbs.twimg.com/media/ClDkdH4UkAMNhzY.jpg. O vídeo está acewssívem no Facebook.


    iss


    "Docendo discimus." (Sêneca)


    ___________________________


    Comentários no Facebook em 25/12/2016 sobre a esdúxula concepção da Terra Plana


    Prof. Ronaldo Marin (UNICAMP) - Não é zoeira não. É ignorância mesmo. E geralmente esse tipo de maluco está ligado a alguma crença religiosa. As bobagens nunca andam sozinhas.  Depois que a pessoa mete na cabeça coisas malucas como virgens dando a luz, morto revivendo, anjo mensageiro, espírito de luz, e todo o resto do pacote, fica fácil acreditar em qualquer absurdo que apareça pela frente. É a velha historia: depois que abriu a porteira, ninguém segura.
    Tenho ficado impressionado com o número de pessoas dentro das universidades que aceitam esse tipo de coisa. Semana passada, um professor de uma instituição Federal me disse que o Design Inteligente faz muito sentido pra ele.... Tenho colegas que são Físicos que acreditam em seres etéreos e espirituais.... biólogos que acham que a Teoria da Evolução é apenas uma suposição..... são pessoas que devido a influência da religião não entendem os fundamentos do que estudam.


    Fernando Lang da Silveira -  Tens toda a razão! Há outras tantas "verdades" religiosas tão esdrúxulas quanto a Terra Plana.


    Prof. Leandro M. Lourenço (UFF) - Como este tipo de gente está na curva gaussianica inferior da sensatez, talvez os 0,1% da população, acho que não vale a pena perder tempo com eles.


    Fernando Lang da Silveira - Acho que eles são muito mais do que imaginas.


    Ronaldo Marin -  Sei não... há um certo risco nisso, pois esse tipo de gente são os que apoiam os Estados  fundamentalistas. Se continuarem crescendo na política, como tem acontecido, podem se tornar um risco sério sim.


    Fernando Lang da Silveira -  A academia deve descer da torre de marfim se no futuro não quiser ser descida à força. Aliás há acadêmicos que se prestam para defender concepções esdrúxulas como as da Terra Jovem e da existência de dinossauros na arca de Noé. Vide Palestra Noé Dilúvio.


    Ronaldo Marin -  Vi esse video, é um absurdo. Para as pessoas ele é um representante dos cientistas!!! Ele usa o currículo e o status de prof. da Unicamp em suas palestras.


    Também concordo com o professor Fernando Lang da Silveira, se a academia não descer do seu pedestal ja, quando perceberem poderá ser tarde demais. E se formos para o Ensino Médio, onde os professores são responsáveis pela formação de milhões de jovens, a quase totalidade, deles acreditam na Bíblia e outras narrativas míticas e ensinam ciências condicionados por esse vieses religiosos, ou seja, Criacionismo ou no máximo Design Inteligente, e forcas espirituais que convivem com as forcas da natureza, etc... A situação está crítica!!!


    Os mitos nascem pela incapacidade da humanidade em explicar determinados fenômenos naturais, ou seja, é a ignorância que produz todas as narrativas míticas nas quais as religiões se baseiam.
    Acho que as universidades deveriam propor um debate em torno do tema. Alguma coisa precisa ser feita nesse sentido.


    Fernando Lang da Silveira - Vai ser difícil pois os cientistas, salvo exceções, somente olham o próprio umbigo.


    Ronaldo Marin - Mas, vamos começar por reunir aqueles que se importam. https://netnature.wordpress.com/2013/10/29/unicamp-cancela-palestra-criacionista/


    Leandro M. Lourenço - Ronaldo. É um terreno ardiloso pois ateus e agnósticos às vezes são minoria em alguns campus. É como querer polarizar a briga para coxinhas e mortadelas.


    Ronaldo Marin - Leandro M. Lourenço: Qual a alternativa?


    Leandro M. Lourenço  - Em Universidades paulistas como USP, UNESP e UNICAMP, a influência da maçonaria é forte também. O que se pode fazer é ensinar FILOSOFIA e LÓGICA. E ensinar Metodologia Científica, diferenciar falácias de argumentos e mostrar que a Ciência se permite ser questionada a todo instante.


    Leandro M. Lourenço - Entrei no grupo dos Terra-chatos. Impressionante a loucura por lá. Respondi a uma observação lá e fui banido. 
    Até hoje acreditei que os Terra-Chatos fossem gozadores. Agora descobri que eles existem de fato. Preocupante!













    Prof. Fernando Lang da Silveira - www.if.ufrgs.br/~lang/



    Acessos desde 26 de dezembro de 2016: 4374



    Voltar
    Assine o feed! Adicione aos favoritos! Imprima esta página! Indique por email!


    Pesquisar no CREF









    Total de acessos desde maio de 2013: 2746387