• Refutando a Terra Plana


  • Professor Lang, existem mais de uma comunidades no FB que apresentam provas de que a Terra é plana. Qual é a sua opinião sobre a Terra Plana? Agradeço se puder se posicionar pois indicarei sua resposta a outras pessoas que acreditam que a Terra não é plana mas que tem dificuldades com os argumentos apresentados naquelas comunidades.





    A versão contemporânea da Terra Plana foi articulada por Samuel Rowbotham (1816–1885) a partir da interpretação literal da Bíblia. Esta concepção retrógrada e tacanha dos terra-planistas vem acompanhada de outras bobagens em conflito com o conhecimento científico atual, decorrentes também da crença na literalidade de velhos livros sagrados, supostamente inspirados por alguma divindade. A figura abaixo, retirada da Wikipedia, escancara a relação da Terra Plana com o fundamentalismo religioso que a inspira.


    terra_plana


    Terra Plana faz parte de um grande pacote de "verdades" insustentáveis como a da criação em 4 mil A.C., a da coexistência de humanos com dinossauros e pasmem, a da coabitação na arca de Noé dos dinossauros com animais atuais. Tudo isto pode parecer uma piada mas de fato não é. Se alguém duvida que é posssível "argumentar" a favor dessas ideias assista a defesa tupiniquim de tamanho disparate em Palestra Noé Dilúvio.


    Sabemos que a Terra é, com excelente aproximação, uma esfera desde há muito tempo. A concepção da Terra esférica remonta aos antigos gregos e lá na antiguidade já houve medidas do raio de curvatura da Terra. Vide Como Erastótenes mediu 7° entre Assuã e Alexandria para achar a circunferência da Terra?


    O conhecimento sobre a curvatura da Terra inspirou os navegadores portugueses e espanhóis no século XV para encontrarem uma rota alternativa para a Índia que não passasse pelo sul da África, culminando na descoberta da América. Por volta de meados do século XVI os portugueses já conheciam em detalhe a geografia do nosso globo como se pode ver nesta bela obra de artística e científica de 1568 do geógrafo Bartolomeu Velho. Vale ler Repita depois mim: Eles sabiam que a Terra era redonda, porra!


    bartolomeu_velho


    O conhecimento da forma da Terra foi aperfeiçoado teórica e empiricamente com o advento da Mecânica e da Gravitação de Newton. Vide 1-  O formato da Terra, 2 -  Achatamento da Terra segundo a Mecânica Cartesiana e a Mecânica Newtoniana, 3 - Como sabemos que a Terra é achatada?


    Portanto o conhecimento sobre a forma de nosso planeta antecede em séculos a possibilidade de visualizar do espaço exterior a forma (quase) esférica da Terra. As imagens que vemos hoje, produzidas por exemplo pela NASA (tidas como falsificações pelos alucinados terra-planistas), apenas corroboram aquilo que há séculos já era bem sabido. Somente uma concepção reacionária e fundamentalista, baseada na literalidade de velhos textos tidos como sagrados, pode delirar com uma Terra Plana e outros absurdos do pacote criacionista da Terra Jovem

    A curvatura da Terra nos permite inclusive estimar a que distância de um observador a beira mar enxerga o horizonte e que objetos, suficientemente afastados no mar, se apresentem semi encobertos, atrás do horizonte. Vide Distância ao horizonte: navio "afundado"!Ainda sobre a distância ao horizonte! e Refração da luz na atmosfera: o horizonte geométrico e o horizonte visual

    A propósito do tema encontrei um vídeo interessante que mostra imagens de um farol costeiro feitas com uma câmara Nikon. A imagem da esquerda foi obtida a curta distância e a da direita a 10 km do farol. Uma visada sobre o mar, de uma altura de cerca de 1 m, determina que o horizonte, SE A TERRA É ESFÉRICA COM RAIO DE 6,4 MIL km, esteja a apenas 3 km de distância. Como o farol se encontra na foto da direita a 10 km, ele se encontra ATRÁS do horizonte, se apresentando parcialmente escondido, isto é, abaixo da linha do horizonte como bem se observa.


    farol


    Desta forma, o realizador do vídeo, sem ter a intenção (sua intenção era de demonstrar o poder da câmara Nikon), produziu uma refutação contundente da alucinada e insustentável concepção da Terra Plana.


    Vide também 


    Heliocentrismo versus Terra Plana


    Antártica na Terra Plana: muralha de gelo e domo?


    Sobre o pêndulo de Foucault: resposta a um terraplanista


    Aprendendo a partir da discussão sobre a forma da Terra


    A divergência da luz crepuscular prova que o Sol da Terra Plana está logo ali! Será mesmo?


    Duas terraplanistas demonstram em um vídeo que a Terra NÃO é plana!


    Domo na Antártica é real e há diversos!


    Satélites de telecomunicações não existem, afirmou um aloprado terra-chato!



    Por que a curvatura da Terra interfere no sinal de microondas?



    Satélites de telecomunicações não existem, afirmou um aloprado terra-chato!



    Alta temperatura na termosfera impossibilita as viagens espaciais?



    Um bom vídeo discutindo a alopração da Terra Plana: https://www.youtube.com/watch?v=VNqNnUJVcVs



    Em 23/01/2017 tive acesso a um excelente vídeo: Demonstrando a Curvatura da Terra II - Queimada Pequena  


    Vide a palestra realizada na UNISNOS em 31/05/2017: Sobre a forma da Terra


    "Docendo discimus." (Sêneca)


    __________________________________________________


    No dia 04/01/2016 pois postada no meu Facebook uma imagem do comentário do Prof. Marcos Eberlin relativo à minha consideração sobre a sua esdrúxula palestra tratando do tema dos dinossauros na arca de Noé:


    eberlin_cref


    Eu então respondi o que segue:


    E por que se sentir ofendido por ser comparado aos defensores da Terra Plana?  Tal concepção é tão "científica", tão irracional e em conflito com o conhecimento físico e biológico quanto aquela da Terra Jovem e/ou dos dinossauros na arca! 


    Ele pode começar reescrevendo o verbete da Wikipédia (https://pt.wikipedia.org/wiki/Criacionismo_da_Terra_Jovem ), além de contestar junto a dezenas de academias científicas o que segue:


    "O consenso científico, apoiado por uma declaração de 2006 feita por 68 academias científicas nacionais e internacionais, é o de que o o universo existe há cerca de 13,8 bilhões de anos e de que a Terra foi formada cerca de 4,5 bilhões de anos atrás, com a primeira aparição de vida há cerca de 2,5 bilhões de anos, conforme comprovado por evidências derivadas de observações e experiências de várias disciplinas científicas."


    Infelizmente as ideias esdúxulas derivadas de interpretações literais da Bíblia (e de outros livros supostamente inspirados por entidades sobrenaturais) decorrem de que a lição de Galileu ainda não foi aprendida pelos fundamentalistas religiosos: "A Bíblia nos ensina como se vai para o céu mas NÃO nos ensina como o céu vai."






     





    Prof. Fernando Lang da Silveira - www.if.ufrgs.br/~lang/



    Acessos desde 28 de dezembro de 2015: 13945



    Voltar
    Assine o feed! Adicione aos favoritos! Imprima esta página! Indique por email!


    Pesquisar no CREF









    Total de acessos desde maio de 2013: 3222482