Estrutura Pedagógica

A educação a distancia na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) tem se caracterizado pela intensa incorporação das mídias digitais. Isto significa a utilização de ambientes virtuais de aprendizagem e de material didático digital (sites, softwares, objetos de aprendizagem), o que exige o uso regular de computador e Internet. Dessa forma, tem sido rotina nos cursos ofertados na UFRGS na modalidade a distância, iniciar com disciplina que capacita o aluno no uso das mídias digitais.   

Os ambientes virtuais de aprendizagem são as “salas de aula”, onde a equipe de professores e tutores, sediada na UFRGS, disponibiliza orientações e os materiais de apoio, e interage com os alunos que estão distribuídos em diferentes cidades do Rio Grande do Sul. Nessas cidades, os alunos têm à disposição o Polo de Apoio Presencial onde, com o suporte do Coordenador do Polo e da equipe de tutores presenciais, poderão realizar as tarefas semanais do curso e também interagir via chat ou fórum com os professores, tutores e colegas.

Uma das vantagens de um curso na modalidade a distância é a grande flexibilidade quanto aos horários de estudos, mas isto coloca o aluno na responsabilidade de gerenciar o seu tempo e o ritmo de estudo de modo a bem atender as tarefas semanais do curso.

A interação entre professores e professores–alunos vai acontecer, em momentos síncronos e assíncronos, no Ambiente Virtual de Aprendizagem Moodle, através das seguintes funcionalidades:

·        Material: espaço para disponibilizar páginas editadas no Moodle, links externos, arquivos carregados no site do Moodle.

·        Fórum: espaço para interações entre professores, tutores e professores-alunos. O Fórum, além de texto, pode exibir imagens e arquivos anexados.

·        Bate Papo (Chat): O Chat permite aos participantes uma interação síncrona. É uma opção para promover a troca de idéias e discussões.

·        Wiki: é uma página WEB que pode ser editada colaborativamente, ou seja, qualquer participante pode inserir, editar, apagar textos. As versões antigas são arquivadas e podem ser recuperadas a qualquer momento.

·        Pesquisa de Avaliação: disponibiliza instrumentos de pesquisa úteis para avaliar o processo de aprendizagem em ambientes virtuais de aprendizagem.

·        E-mail: comunicação via texto, a qualquer momento.

Um dos focos do trabalho a ser desenvolvido pelos professores-alunos é a criação de propostas de situação didática a serem publicadas em espaço tipo Webfolio, isto como parte das atividades da seqüência de disciplinas “Prática Pedagógica I, II, III, IV”. Também está prevista a utilização de recursos de vídeo-conferência, isto  dependendo da velocidade de conexão à Internet,  nos diferentes municípios pólos.

Na implementação do curso, os membros da equipe proponente assumem as seguintes funções:

Professor pesquisador - além do conhecimento dos conteúdos específicos da disciplina pelo qual é responsável, conhece, também, as técnicas de elaboração de materiais para a educação a distância, integrando a equipe multidisciplinar que irá elaborar os materiais didáticos, preferencialmente ocupando a função de professor formador na mesma disciplina.

Professor formador - responsável pelas estratégias de aprendizagem em cada disciplina da grade curricular.

Ainda no Instituto de Física da UFRGS, associam-se aos professores formadores:

Tutores a distância - atuam junto ao professor formador da disciplina, como mediadores e orientadores das atividades, acompanhando o desenvolvimento de cada aluno e turma, especialmente por meio dos recursos e instrumentos oferecidos pelo ambiente virtual de aprendizagem, bem como por outras formas de comunicação (telefone e correio tradicional). O tutor a distância é um especialista na área de conhecimento em que atuará e tem domínio no uso dos recursos computacionais e Internet. Este tutor terá carga horária semanal de 20 horas, atendendo uma turmas de 25 a 30 alunos, sob a supervisão do professor formador.

Nos municípios pólos, agregam-se à equipe pedagógica de professores formadores e de tutores a distância:

Tutores Presenciais - devem ter experiência em atividades de ensino em especial a distância. Estes tutores se dedicarão a orientar o uso da Plataforma MOODLE e devem dominar os recursos e instrumentos didáticos a serem utilizados. Têm como função principal o atendimento de questões de aprendizagem e de metodologia e a prestação de orientação para que sejam atingidos os objetivos de formação em cada etapa do trabalho. Cada turma deverá ser, preferencialmente, acompanhada do mesmo tutor ao longo de toda sua formação. Este tutor terá carga horária semanal de 20 horas, atendendo turmas com cerca de 25 a 30 alunos.

O diagrama abaixo ilustra a articulação entre professores formadores, tutores à distância e tutores presenciais, fazendo uso de ambiente virtual de aprendizagem. Este desenho de operacionalização de EAD atende as diretrizes traçadas pela Secretária de Educação a Distância da UFRGS (SEAD) em seu projeto de expansão de oferta de cursos na modalidade EAD.   

Organização curricular

No caso do curso aqui proposto, são  150 vagas ofertados no Polo EAD de Porto Alegre/UFRGS.

Para cada disciplina uma equipe constituída de  1 professor formador atendendo 150 alunos , acompanhado de  6 tutores a distância, cada um deles acompanhando um grupo de  25 alunos, os quais também atenderão presencialmente no polo por demanda e nos encontros presenciais

Além da equipe responsável pela execução do projeto pedagógico tem-se:

- Coordenador de Pólo: responsável pelo pólo e terá como atribuições o gerenciamento da infra-estrutura do pólo (salas de aula, biblioteca, laboratório de informática).  Os pólos deverão contar com uma biblioteca, onde estarão disponíveis obras de referência para cada disciplina da grade curricular.

Sobre o processo de avaliação

A avaliação da aprendizagem consiste de um processo sistemático, continuado e cumulativo que contempla:

- o diagnóstico, o acompanhamento, a reorientação e o reconhecimento de saberes, competências, habilidades e atitudes;

- as diferentes atividades, ações e iniciativas didático-pedagógicas compreendidas em cada componente curricular;

- a análise, a comunicação e orientação periódica do desempenho do professor-aluno em cada atividade, fase ou conjunto de ações.

O processo de avaliação dos componentes curriculares será efetuado por meio de um conjunto de trabalhos a serem realizados pelos professores-alunos. A avaliação deste conjunto de trabalhos ficará sob a responsabilidade do professor formador e sua equipe de tutores. Diferentes formas de avaliação estão previstas:

- em momentos assíncronos: são avaliações contínuas da produção semanal dos professores-alunos, a ser feita pelo professor formador e equipe de tutores, nisso utilizando-se as ferramentas para educação a distância (tais como Webfólio; Estatísticas do ambiente do curso que medem a participação, interação e cooperação do professor-aluno nos diferentes espaços do ambiente virtual). Também a produção do professor-aluno na seqüência de disciplinas “Prática Pedagógica I, II, III, IV, V, VI, VII, VIII e IX” faz parte do material para avaliação.

- em momentos síncronos: avaliação escrita ou oral em momentos presenciais que acontecem ao final de cada Módulo, na presença de equipe constituída por professores formadores e/ou tutores

- defesa do Trabalho de Conclusão do Curso.

No caso do curso aqui proposto , na sua oferta de 150 vagas , ofertados no Polo EAD de Porto Alegre/UFRGS.

- para cada disciplina uma equipe constituída de  1 professor formador atendendo 150 alunos , acompanhado de  6 tutores a distância, cada um deles acompanhando um grupo de  25 alunos, os quais também atenderão presencialmente no polo por demanda e nos encontros presenciais.

Além da equipe responsável pela execução do projeto pedagógico tem-se:

- Coordenador de Pólo: responsável pelo pólo e terá como atribuições o gerenciamento da infra-estrutura do pólo (salas de aula, biblioteca, laboratório de informática).  Os pólos deverão contar com uma biblioteca, onde estarão disponíveis obras de referência para cada disciplina da grade curricular.

Sobre o processo de avaliação

A avaliação da aprendizagem consiste de um processo sistemático, continuado e cumulativo que contempla:

- o diagnóstico, o acompanhamento, a reorientação e o reconhecimento de saberes, competências, habilidades e atitudes;

- as diferentes atividades, ações e iniciativas didático-pedagógicas compreendidas em cada componente curricular;

- a análise, a comunicação e orientação periódica do desempenho do professor-aluno em cada atividade, fase ou conjunto de ações.

O processo de avaliação dos componentes curriculares será efetuado por meio de um conjunto de trabalhos a serem realizados pelos professores-alunos. A avaliação deste conjunto de trabalhos ficará sob a responsabilidade do professor formador e sua equipe de tutores. Diferentes formas de avaliação estão previstas:

- em momentos assíncronos: são avaliações contínuas da produção semanal dos professores-alunos, a ser feita pelo professor formador e equipe de tutores, nisso utilizando-se as ferramentas para educação a distância (tais como Webfólio; Estatísticas do ambiente do curso que medem a participação, interação e cooperação do professor-aluno nos diferentes espaços do ambiente virtual). Também a produção do professor-aluno na seqüência de disciplinas “Prática Pedagógica I, II, III, IV, V, VI, VII, VIII e IX” faz parte do material para avaliação.

- em momentos síncronos: avaliação escrita ou oral em momentos presenciais que acontecem ao final de cada Módulo, na presença de equipe constituída por professores formadores e/ou tutores

- defesa do Trabalho de Conclusão do Curso.

Projeto Pedagógico completo, veja aqui