Organização curricular
O curso se desenrola ao longo de 20 meses, computados também os períodos de recesso de férias de inverno e de verão. São três módulos de formação completando 405 horas, distribuídos em três semestres. Cada módulo é composto por um conjunto de disciplinas:
Grade Curricular | ||
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Instrumentalização para EAD (30 horas, 1 crédito) (em parte presencial) |
Práticas Pedagógicas I (15 horas, 1 crédito) |
8 semanas | Teorias
de Aprendizagem no Ensino de Física
(30 horas, 2 créditos) |
Práticas Pedagógicas II (15 horas, 1 crédito) |
8 semanas |
Epistemologia e o Ensino da Física (30 horas, 2 créditos) |
Práticas Pedagógicas III (15 horas, 1 crédito) |
8 semanas |
Mídias e Ferramentas Digitais no Ensino da Física (30 horas, 2 credito) |
Práticas Pedagógicas IV (15 horas, 1 crédito) |
8 semanas |
Métodos Computacionais no Ensino da Física (30 horas, 2 créditos) |
Práticas Pedagógicas V (15 horas, 1 crédito) |
8 semanas |
Modelos Científicos e Fenômenos Físicos (30 horas, 2 créditos) |
Práticas Pedagógicas VI (15 horas, 1 crédito) |
8 semanas |
Laboratório Didático de Física (30 horas, 2 créditos) |
Práticas Pedagógicas VII (15 horas, 1 crédito) |
8 semanas |
Um novo olhar sobre tópicos da Física Clássica (30 horas, 2 créditos) |
Práticas Pedagógicas VIII (15 horas, 1 crédito) |
8 semanas |
Novos Conteúdos na Escola: Física Moderna e Contemporânea (30 horas, 2 créditos) |
Práticas Pedagógicas IX (15 horas, 1 crédito) |
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Finalização do Trabalho de Conclusão de Curso |
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Súmula
das
Disciplinas (Veja
o programa completo de cada disciplina no Projeto Pedagógico:
aqui):
Disciplina: Instrumentalização para para o EAD.
Carga horária: 30 horas, 1 créditos. (em parte presencial)
Súmula: Formação tecnológica sobre conceitos básicos de informática (Editor de Texto, Software de apresentação). Ambiente virtual de aprendizagem: plataforma Moodle. Papel do aluno em cursos a distância (organização do estudo, disciplina e autonomia).
Disciplina: Teorias de aprendizagem e suas implicações no Ensino de Física.
Carga horária: 30 horas, 2 créditos.
Súmula: Noções básicas de diversas teorias de aprendizagem (comportamentalistas, cognitivistas e humanistas) e suas implicações para o planejamento, execução e reflexão crítica sobre a prática docente em aulas de Física.
Disciplina: Epistemologia e o Ensino da Física
Carga horária: 30 horas, 2 credito.
Súmula: A visão de ciência empirista-indutivista no ensino de Física. Epistemologias do século XX. Fundamentações epistemológicas para a Física na educação básica.
Disciplina: Mídias e Ferramentas Digitais no Ensino da Física.Carga horária: 30 horas, 2 créditos.
Súmula: Uso de novas tecnologias de informação no ensino de Física: pesquisa eletrônica, coleta e disponibilização de material didático na rede, enfatizando seu uso no ambiente escolar Análise e utilização de diferentes softwares e objetos de aprendizagem para o ensino e aprendizagem da Física na escola. Análise de sites Web na área de Física e suas possíveis utilizações no dia-a-dia da sala de aula.
Disciplina: Métodos computacionais no ensino de Física
Carga horária: 30 horas, 2 creditos.
Disciplina: Modelos Científicos e Fenômenos Físicos
Carga horária: 30 horas, 2 créditos.
Súmula: Objetos concretos e objetos-modelo. Modelos científicos: da caixa negra ao mecanismo. Contexto de validade. Grau de precisão. Aceitação e transitoriedade dos modelos científicos.
Disciplina: Laboratório didático de FísicaCarga horária: 30 horas, 2 credito.
Súmula: Empirismo-indutivismo no laboratório. Indissolubilidade da teoria e empiria. Elaboração de guias abertos, focados na análise qualitativa dos dados. Aquisição automática de dados. O laboratório como ferramenta didática no ensino de Física.
Disciplina: Um novo olhar sobre tópicos da Física Clássica
Carga horária: 30 horas, 2 creditos.
Súmula: Mecânica dos sólidos e dos fluidos. Física térmica. Óptica. Eletromagnetismo.
Disciplina: Novos Conteúdos na Escola: Física Moderna e Contemporânea
Carga horária: 30 horas, 2 credito.
Súmula: Tópicos de Física Moderna e Contemporânea como efeito fotoelétrico, radiação de corpo negro, dualidade ondas partículas, experiências que revolucionaram a Física, princípios da mecânica quântica, fenomenologia de partículas, supercondutividade, nanoestruturados, cosmologia, caos, plasma, fenômenos complexos, buracos negros, implatação iônica.
Disciplina:
Prática Pedagógica I
Carga
horária: 15 horas, 1 crédito.
Súmula: Elaboração de proposta de ensino que faça uso das técnicas e práticas propostas na disciplina Instrumentalização para EAD. Elaboração de um pré-projeto para o TCC.
Disciplina: Pratica Pedagógica II
Carga horária: 15 horas, 1 crédito.
Súmula: Elaboração de proposta de ensino que faça uso das Teorias de Aprendizagem como apresentadas e discutidas na disciplina Teorias de Aprendizagem e suas implicações no Ensino de Física.
Disciplina: Pratica Pedagógica III
Carga horária: 15 horas, 1 crédito.
Súmula: Elaboração de proposta de ensino que faça uso dos conceitos discutidos na disciplina Epistemologia e o Ensino da Física.
Disciplina: Pratica Pedagógica IV
Carga horária: 15 horas, 1 crédito.
Súmula: Elaboração de proposta de ensino que faça uso de novas tecnologias de informação no ensino de Física discutidas na disciplina Mídias e Ferramentas Digitais no Ensino da Física.
Disciplina: Pratica Pedagógica V
Carga horária: 15 horas, 1 crédito.
Súmula: Elaboração de proposta de ensino que faça uso programas e ferramentas computacionais no ensino de Física, discutidas na disciplina Métodos Computacionais no Ensino de Física.
Disciplina: Pratica Pedagógica VI
Carga horária: 15 horas, 1 crédito.
Súmula: Elaboração de proposta de ensino que faça uso das teorias e ou metodologias discutidas na disciplina Modelos Científicos e Fenômenos Físicos.
Disciplina: Pratica Pedagógica VIICarga horária: 15 horas, 1 crédito.
Súmula: Elaboração de proposta de ensino que faça uso da metodologia discutida na disciplina Laboratório Didático de Física.
Disciplina: Pratica Pedagógica VIII
Carga horária: 15 horas, 1 crédito.
Súmula: Elaboração de proposta de ensino que faça uso dos conceitos de Física discutidos na disciplina Um novo olhar sobre tópicos da Física Clássica.
Disciplina: Pratica Pedagógica IX
Carga horária: 15 horas, 1 crédito.
Súmula: Elaboração de proposta de ensino que faça uso dos conceitos de Física discutidos na disciplina Novos Conteúdos na Escola: Física Moderna e Contemporânea.
Em pelo menos uma das disciplinas da seqüência "Prática Pedagógica I, II, III, IV, V, VI, VII, VIII e IX" o professor-aluno deverá implementar a sua proposta em sala de aula, integrando com as práticas pedagógicas em curso na sua escola, apresentando uma análise a posteriori relativa aos resultados obtidos, e eventuais modificações a serem feitas na proposta.