Organização curricular

 

O curso se desenrola ao longo de 20 meses, computados também os períodos de recesso de férias de inverno e de verão. São três módulos de formação completando 405 horas, distribuídos em três semestres. Cada módulo é composto por um conjunto de disciplinas:

 

  Grade Curricular


8 semanas

Instrumentalização para EAD

(30 horas, 1 crédito) (em parte presencial)

  Práticas Pedagógicas I

(15 horas, 1 crédito)

8 semanas Teorias de Aprendizagem no Ensino de Física

(30 horas, 2 créditos)

Práticas Pedagógicas II

(15 horas, 1 crédito)

8 semanas

Epistemologia e o Ensino da Física

(30 horas, 2 créditos)

Práticas Pedagógicas III

(15 horas, 1 crédito)

8 semanas

Mídias e Ferramentas Digitais  no Ensino da Física 

(30 horas,   2 credito)

Práticas Pedagógicas IV

(15 horas, 1 crédito)

8 semanas

Métodos Computacionais no Ensino da Física

(30 horas, 2 créditos)

Práticas Pedagógicas V

(15 horas, 1 crédito)

8 semanas

Modelos Científicos e Fenômenos Físicos

(30 horas, 2 créditos)

Práticas Pedagógicas VI

(15 horas, 1 crédito)

8 semanas

Laboratório Didático de Física

(30 horas, 2 créditos)

Práticas Pedagógicas VII

(15 horas, 1 crédito)

8 semanas

Um novo olhar sobre tópicos da Física Clássica

(30 horas, 2 créditos)

Práticas Pedagógicas VIII

(15 horas, 1 crédito)

8 semanas

Novos Conteúdos na Escola: Física Moderna e Contemporânea

(30 horas, 2 créditos)

Práticas Pedagógicas IX

(15 horas, 1 crédito)


Finalização do Trabalho de Conclusão de Curso

 

Súmula das Disciplinas (Veja o programa completo de cada disciplina no Projeto Pedagógico: aqui):

Disciplina: Instrumentalização para para o EAD.

Carga horária: 30 horas, 1 créditos. (em parte presencial)

Súmula: Formação tecnológica sobre conceitos básicos de informática (Editor de Texto, Software de apresentação). Ambiente virtual de aprendizagem: plataforma Moodle. Papel do aluno em cursos a distância (organização do estudo, disciplina e autonomia).

Disciplina: Teorias de aprendizagem e suas implicações no Ensino de Física.

Carga horária: 30 horas, 2 créditos.

Súmula: Noções básicas de diversas teorias de aprendizagem (comportamentalistas, cognitivistas e humanistas) e suas implicações para o planejamento, execução e reflexão crítica sobre a prática docente em aulas de Física.

Disciplina: Epistemologia e o Ensino da Física

Carga horária:  30 horas,   2 credito.

Súmula: A visão de ciência empirista-indutivista no ensino de Física. Epistemologias do século XX. Fundamentações epistemológicas para a Física na educação básica.

Disciplina: Mídias e Ferramentas Digitais no Ensino da Física. 

Carga horária:  30 horas, 2 créditos.

Súmula: Uso de novas tecnologias de informação no ensino de Física: pesquisa eletrônica, coleta e disponibilização de material didático na rede, enfatizando seu uso no ambiente escolar  Análise e utilização de diferentes softwares e objetos de aprendizagem para o ensino e aprendizagem da Física na escola. Análise de sites Web na área de Física e suas possíveis utilizações no dia-a-dia da sala de aula.

Disciplina: Métodos computacionais no ensino de Física

Carga horária:  30 horas,   2 creditos.

Súmula: Introdução a alguns softwares úteis no ensino da Física. Uso do computador na modelagem de sistemas fïsicos. Gráficos e animações. Elaboração de testes informatizados. Inserção de recursos interativos em páginas da Internet.

Disciplina: Modelos Científicos e Fenômenos Físicos

Carga horária:  30 horas,   2 créditos.

Súmula: Objetos concretos e objetos-modelo. Modelos científicos: da caixa negra ao mecanismo. Contexto de validade. Grau de precisão. Aceitação e transitoriedade dos modelos científicos.

Disciplina: Laboratório didático de Física

Carga horária:  30 horas,   2 credito.

Súmula: Empirismo-indutivismo no laboratório. Indissolubilidade da teoria e empiria. Elaboração de guias abertos, focados na análise qualitativa dos dados. Aquisição automática de dados. O laboratório como ferramenta didática no ensino de Física.

Disciplina: Um novo olhar sobre tópicos da Física Clássica

Carga horária:  30 horas,   2 creditos.

Súmula: Mecânica dos sólidos e dos fluidos. Física térmica. Óptica. Eletromagnetismo.

Disciplina: Novos Conteúdos na Escola: Física Moderna e Contemporânea

Carga horária:  30 horas,   2 credito.

Súmula: Tópicos de Física Moderna e Contemporânea como efeito fotoelétrico, radiação de corpo negro, dualidade ondas partículas, experiências que revolucionaram a Física, princípios da mecânica quântica, fenomenologia de partículas, supercondutividade, nanoestruturados, cosmologia, caos, plasma, fenômenos complexos, buracos negros, implatação iônica.

Disciplina: Prática Pedagógica I

Carga horária: 15 horas, 1 crédito.

Súmula: Elaboração de proposta de ensino que faça uso das técnicas e práticas propostas na disciplina Instrumentalização para EAD. Elaboração de um pré-projeto para o TCC.

Disciplina: Pratica Pedagógica II

Carga horária:  15 horas, 1 crédito.

Súmula: Elaboração de proposta de ensino que faça uso das Teorias de Aprendizagem como apresentadas e discutidas na disciplina Teorias de Aprendizagem e suas implicações no Ensino de Física.

Disciplina: Pratica Pedagógica III

Carga horária:  15 horas, 1 crédito.

Súmula: Elaboração de proposta de ensino que faça uso dos conceitos discutidos na disciplina Epistemologia e o Ensino da Física. 

Disciplina: Pratica Pedagógica IV 

Carga horária:  15 horas, 1 crédito.

Súmula: Elaboração de proposta de ensino que faça uso de novas tecnologias de informação no ensino de Física discutidas na disciplina Mídias e Ferramentas Digitais no Ensino da Física.

Disciplina: Pratica Pedagógica V 

Carga horária:  15 horas, 1 crédito.

Súmula: Elaboração de proposta de ensino que faça uso programas e ferramentas computacionais no ensino de Física, discutidas na disciplina Métodos Computacionais no Ensino de Física.

Disciplina: Pratica Pedagógica VI  

Carga horária:  15 horas, 1 crédito.

Súmula: Elaboração de proposta de ensino que faça uso das teorias e ou metodologias discutidas na disciplina Modelos Científicos e Fenômenos Físicos.

Disciplina: Pratica Pedagógica VII

Carga horária:  15 horas, 1 crédito.

Súmula: Elaboração de proposta de ensino que faça uso da metodologia discutida na disciplina Laboratório Didático de Física. 

Disciplina: Pratica Pedagógica VIII  

Carga horária:  15 horas, 1 crédito.

Súmula: Elaboração de proposta de ensino que faça uso dos conceitos de Física  discutidos na disciplina Um novo olhar sobre tópicos da Física Clássica. 

Disciplina: Pratica Pedagógica IX  

Carga horária:  15 horas, 1 crédito.

Súmula: Elaboração de proposta de ensino que faça uso dos conceitos de Física discutidos na disciplina Novos Conteúdos na Escola: Física Moderna e Contemporânea.

Em pelo menos uma das disciplinas da seqüência "Prática Pedagógica I, II, III, IV, V, VI, VII, VIII e IX" o professor-aluno deverá implementar a sua proposta em sala de aula, integrando com as práticas pedagógicas em curso na sua escola, apresentando uma análise a posteriori relativa aos resultados obtidos, e eventuais modificações a serem feitas na proposta.