Pós-Graduação Lato Sensu

Cursos de Especialização na Modalidade EAD em:

Física para Educação Básica.


Avaliações e Requisitos para obtenção do Título de Especialista.

O Curso de Especialização em Física para Educação Básica é um curso de pós-graduação “lato-sensu” oferecido pela UFRGS a alunos selecionados por processo seletivo definido em edital público e matriculados no Curso através das suas inclusões no Sistema de Pós-Graduação da UFRGS. Será conferido o Certificado de Especialista aos alunos regularmente matriculados no Curso que satisfizerem os seguintes requisitos:

  • Ser aprovado com conceitos A, B ou C em todas as disciplinas do Curso.

  • Ter aprovado o seu Trabalho de Conclusão de Curso.

Os alunos que não completarem estes requisitos poderão receber um histórico escolar constando as disciplinas cursadas com os respectivos conceitos.



Sobre o processo de avaliação (extraído do Projeto Pedagógico do Curso).

A avaliação da aprendizagem consiste de um processo sistemático, continuado e cumulativo que contempla:

- o diagnóstico, o acompanhamento, a reorientação e o reconhecimento de saberes, competências, habilidades e atitudes;

- as diferentes atividades, ações e iniciativas didático-pedagógicas compreendidas em cada componente curricular;

- a análise, a comunicação e orientação periódica do desempenho do professor-aluno em cada atividade, fase ou conjunto de ações.

O processo de avaliação dos componentes curriculares será efetuado por meio de um conjunto de trabalhos a serem realizados pelos professores-alunos. A avaliação deste conjunto de trabalhos ficará sob a responsabilidade do professor formador e sua equipe de tutores. Diferentes formas de avaliação estão previstas:

- em momentos assíncronos: são avaliações contínuas da produção semanal dos professores-alunos, a ser feita pelo professor formador e equipe de tutores, nisso utilizando-se as ferramentas para educação a distância (tais como Webfólio, Fórum, etc; Estatísticas do ambiente do curso que medem a participação, interação e cooperação do professor-aluno nos diferentes espaços do ambiente virtual). Também a produção do professor-aluno na sequência de disciplinas “Prática Pedagógica I, II, III, IV, V, VI, VII, VIII e IX” faz parte do material para avaliação.

- em momentos síncronos: avaliação escrita ou oral em momentos presenciais que acontecem ao final de cada Módulo, na presença de equipe constituída por professores formadores e/ou tutores

- defesa do Trabalho de Conclusão do Curso.



Informações Complementares:

Cada uma das disciplinas de Práticas Pedagógicas I até Prática Pedagógica IX, são complementares a uma das disciplinas principais, como está representado na Grade Curricular.

Em cada uma das Práticas Pedagógicas está prevista a elaboração pelo menos uma proposta de atividade de ensino de Física que faça uso de conceitos, metodologias e ferramentas apresentadas na disciplina correspondente, com o objetivo de repensar a prática pedagógica e discutir sobre as implicações destes conceitos para o ensino de Física.

Em pelo menos uma das disciplinas da sequência das Práticas Pedagógicas o professor-aluno deverá implementar a sua proposta em sala de aula, integrando com as práticas pedagógicas em curso na sua escola, apresentando uma análise a posteriori relativa aos resultados obtidos e eventuais modificações a serem feitas na proposta. É da responsabilidade do aluno-professor planejar e conciliar esta proposta com as atividades didática que desenvolve em sua escola, negociando com a administração da sua escola as condições para a sua execução

Cada uma das Práticas Pedagógicas será ministrada e avaliada em conjunto com a disciplina principal na qual os mesmos conteúdos são apresentados e discutidos. Os mecanismos e critérios de avaliação e de recuperação das tarefas, trabalhos, testes e provas que farão parte da avaliação final de cada disciplina e das respectivas práticas pedagógicas serão definidos pelos professores no início das disciplinas. Os professores  poderão conferir conceitos diferenciados ou não para estas duas disciplinas, dependendo dos critérios de avaliação que são definidos e apresentados no seu início.