Guia do Educador para Localizar o Ônibus Espacial

Cortesia do Jet Propulsion Laboratory


Observando o Ônibus Espacial

Em algumas missões do ônibus espacial, existem oportunidades para observadores no continente dos EUA e Havai [e outros locais] poderem ver o ônibus voando. Para determinar se ele estará voando dentro da faixa visível em sua localidade, você vai precisar de três coisas. A primeira é o "SPARK" [Shuttle Prediction and Recognition Kit] ou kit de reconhecimento e previsão do ônibus espacial. A segunda é a Carta da Missão do Ônibus Espacial, que é um mapa em projeção Mercator do mundo, com as órbitas do ônibus sobrepostas na superfície da Terra.

A terceira é a localização de sua área de observação em latitude e longitude, que você pode obter da carta da missão ou, mais precisamente, de um mapa da área local. Estes materiais e informações devem ser reunidos algumas semanas antes da data de lançamento. Uma vez definida a data de lançamento, planeje assistir o lançamento pela televisão. Se você tem um cronômetro, dispare-o no momento do lançamento ("T-0" ou "Lift-off"). Este relógio acompanhará o "MET" [Mission Elapsed Time], ou Tempo Transcorrido da Missão. Se você não disparar o cronômetro MET, você pode fazer a conversão do MET para sua hora local desde que você saiba quando o ônibus realmente foi lançado. Lançamentos frequentemente atrasam, de forma que você pode não ser capaz de usar a data e hora programada para o lançamento.

Uma vez decolado o ônibus, obtenha o horário do nascer e pôr do sol para os dias em que a missão estiver ocorrendo. As missões podem ser tão curtas quanto quatro dias, ou tão longas quanto um mês. Você agora tem todo o material necessário para determinar se o ônibus irá sobrevoar você e quanto ele estará visível.

Observadores ao sul da latitude 28,5° norte estão dentro da faixa sobrevoada por todos os vôos do Ônibus. Ônibus são lançados do Centro Espacial Kennedy, na Flórida, que está na latitude de 28,5° norte. Isto significa que para a maioria das missões a trajetória do ônibus é um círculo em torno da Terra que é inclinado 28,5° em relação ao equador da Terra. Observadores pouco mais ao norte que 28,5° não serão capazes de ver o ônibus. Ele nunca irá elevar-se acima do horizonte local.

Mas, para algumas missões a "inclinação orbital" pode ser tão alta quanto 57°. Isto significa que qualquer um dentro da faixa de 57° norte e sul do equador pode potencialmente ser sobrevoado pelo Ônibus. Devido a altura da ôrbita do Ônibus, cada ponto desta faixa, de vários graus do norte ao sul, estará dentro do campo de visão do ônibus e acima do horizonte para observadores baseados em terra.

Mas, mesmo se o ônibus voasse diretamente por sobre a cabeça, você somente será capaz de vê-lo diretamente sob certas condições. As condições são adequadas somente quando o ônibus é iluminado pela luz do Sol em um contrastante céu escuro. Isto ocorre somente antes da alvorada e após o crespúsculo. Picos de montanhas e nuvens altas captam a luz do Sol após ele ter-se posto abaixo do horizonte das áreas mais baixas.

Na altitude do ônibus, cerca de duzentas milhas [320 quilômetros] acima da superfície da Terra, o céu terá alguma luz solar passando por ele por duas horas antes do sol nascer e após o pôr do sol. O kit SPARK irá mostra-lhe como calcular quando você pode realmente ver o Ônibus Espacial. Você pode também calcular quando os astronautas podem ver sua comunidade da órbita durante passagens de dia!

SPARKs e as Cartas de Planejamento da Missão do Ônibus Espacial podem ser obtidas através de carta, em papel timbrado da escola, para:

Corriga um erro conceitual!

A maioria das ilustrações da trajetória do vôo do Ônibus Espacial exagera grandemente a altitude do ônibus. Para dar aos estudantes uma noção verdadeira da órbita do ônibus em relação à Terra, use um compasso ou um papel milimetrado para medir aproximadamente 320 quilômetros (200 milhas) na superfície de um globo. As distâncias entre referências locais causarão ótima impressão nas crianças. Então, gire o compasso na perpendicular do globo de forma que ele possa mostra a altitude. Você verá que as órbitas do Ônibus quase raspam no globo. Também note que nossa atmosfera tem menos que 1/4 dessa altitude!


HOME Atividades e Planos de Aulas


Traduzido para o Português por: Marcelo C. Galati, pela M&H-Consulting