Guia do Educador para Espaçonaves Robóticas

Cortesia do Jet Propulsion Laboratory


Robôs: Como Nós!

Espaçonaves são objetos tecnológicos complexos, que tem que funcionar distantes da Terra no severo ambiente espacial. Elas coletam dados científicos e os enviam para a Terra. Mas, por estranho que possa parecer, ajuda a compreendê-las se nós compararmos as espaçonames a nós mesmos!

Pense nas espaçonaves como um organismo vivo. Como uma lição, isto pode ser feito em duas direções. Se os estudantes tem familiaridade com espaçonaves eles podem ser incitados sobre partes do corpo e tentar identificar partes análogas nas espaçonaves.

Isto irá funcionar bem se os estudantes tem uma imagem de alta qualidade de uma espaçonave moderna. Fotos de espaçonaves planetárias funcionam otimamente desde que elas tenham a menor quantidade de seus equipamentos escondida ou encapsulada no corpo da espaçonave.

Em outra direção, os estudantes podem ser instigados com partes da espaçonave e desafiados a identificar as partes anatômicas relacionadas. Isto pode induzir a interessantes discuções e diferenças de opiniões ( 'A fiação elétrica é mais parecida com vasos sangüíneos ou nervos?').

A lista abaixo não é exaustiva mas define o palco para uma boa atividade. Identifique uma missão e um destino para uma espaçonave e faça grupos de estudantes projetarem a espaçonave. Eles devem ter certeza de que as espaçonaves tem todas as partes corretas necessárias para realizar funções críticas. (Ela não pode ter painéis solares se está indo para Netuno, mas pode ter geradores termoelétricos por radioisótopos (RTGs) se está indo para Mercúrio; entretanto, incluir ambos eleva o peso a um ponto crítico).

Mantenha em mente que "dispositivos de pouso" e "andarilhos" também são espaçonaves também. "Andarilhos" ('rovers') requerem modos de moverem-se e navegar.

Nós, seres humanos, somos construidos, e temos de fazer certas coisas, para manter-nos vivos. O mesmo ocorre para espaçonaves.

Humanos:    Comida/Água
Espaçonave: Painéis Solares (luz solar), geradores termoelétricos por
            radioisótopos (calor obtido do decaimento de material 
            radioativo; necessário para fraca iluminação quando 
            distante do Sol), ou baterias (energia armazenada)

Humanos:    Corpo/Dorso
Espaçonave: "Ônibus" (A fuzelagem que contém os componentes da
            espaçonave e onde outros dispositivos estão conectados)

Humanos:    Cérebro
Espaçonave: Computador

Humanos:    Nervos
Espaçonave: Fiação elétrica

Humanos:    Pele
Espaçonave: Cobertores (para controle da temperatura [A espaçonave
            não pode transpirar mas ela pode ter radiadores ou 
            escapamentos para liberar o excesso de calor] e para
            proteção contra meteoritos)

Humanos:    Pernas
Espaçonave: Motores de foguetes, tanques de combustível (Por que
            objetos em movimento tendem a manter-se em movimento,
            a maioria das espaçonaves não necessitam da queima 
            constante de combustível para mover-se; seus pequenos
            foguetes [propulsores] são usados para mudar suas 
            orientações no espaço; uma pequena quantidade de 
            combustível dura vários anos)

Humanos:    Vasos sanguíneos
Espaçonave: Dutos de combustível

Humanos:    Braços
Espaçonave: hastes

Espaçonaves também tem órgãos de sentidos para explorar os locais que visitam. Eles devem transmitir os dados para a Terra e receber novas instruções.

Humanos:    Olhos (orgãos sensoriais)
Espaçonave: Câmera(s), espectrômetros, magnetômetros, outros
            instrumentos científicos 

Humanos:    Pescoço  
Espaçonave: Plataforma de varredura (a qual gira em pivô tal
            que os instrumentos possam apontar para a direção
            desejada sem reorientar toda a espaçonave)
     
Humanos:    Ouvidos/boca
Espaçonave: Antena(s) de comunicação (e transmissores e 
            receptores)

Você consegue pensar em alguma outra comparação?


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Traduzido para o Português por: Marcelo C. Galati, pela M&H-Consulting