Espaçonaves são objetos tecnológicos complexos, que tem que funcionar distantes da Terra no severo ambiente espacial. Elas coletam dados científicos e os enviam para a Terra. Mas, por estranho que possa parecer, ajuda a compreendê-las se nós compararmos as espaçonames a nós mesmos!
Pense nas espaçonaves como um organismo vivo. Como uma lição, isto pode ser feito em duas direções. Se os estudantes tem familiaridade com espaçonaves eles podem ser incitados sobre partes do corpo e tentar identificar partes análogas nas espaçonaves.
Isto irá funcionar bem se os estudantes tem uma imagem de alta qualidade de uma espaçonave moderna. Fotos de espaçonaves planetárias funcionam otimamente desde que elas tenham a menor quantidade de seus equipamentos escondida ou encapsulada no corpo da espaçonave.
Em outra direção, os estudantes podem ser instigados com partes da espaçonave e desafiados a identificar as partes anatômicas relacionadas. Isto pode induzir a interessantes discuções e diferenças de opiniões ( 'A fiação elétrica é mais parecida com vasos sangüíneos ou nervos?').
A lista abaixo não é exaustiva mas define o palco para uma boa atividade. Identifique uma missão e um destino para uma espaçonave e faça grupos de estudantes projetarem a espaçonave. Eles devem ter certeza de que as espaçonaves tem todas as partes corretas necessárias para realizar funções críticas. (Ela não pode ter painéis solares se está indo para Netuno, mas pode ter geradores termoelétricos por radioisótopos (RTGs) se está indo para Mercúrio; entretanto, incluir ambos eleva o peso a um ponto crítico).
Mantenha em mente que "dispositivos de pouso" e "andarilhos" também são espaçonaves também. "Andarilhos" ('rovers') requerem modos de moverem-se e navegar.
Nós, seres humanos, somos construidos, e temos de fazer certas coisas, para manter-nos vivos. O mesmo ocorre para espaçonaves.
Humanos: Comida/Água Espaçonave: Painéis Solares (luz solar), geradores termoelétricos por radioisótopos (calor obtido do decaimento de material radioativo; necessário para fraca iluminação quando distante do Sol), ou baterias (energia armazenada) Humanos: Corpo/Dorso Espaçonave: "Ônibus" (A fuzelagem que contém os componentes da espaçonave e onde outros dispositivos estão conectados) Humanos: Cérebro Espaçonave: Computador Humanos: Nervos Espaçonave: Fiação elétrica Humanos: Pele Espaçonave: Cobertores (para controle da temperatura [A espaçonave não pode transpirar mas ela pode ter radiadores ou escapamentos para liberar o excesso de calor] e para proteção contra meteoritos) Humanos: Pernas Espaçonave: Motores de foguetes, tanques de combustível (Por que objetos em movimento tendem a manter-se em movimento, a maioria das espaçonaves não necessitam da queima constante de combustível para mover-se; seus pequenos foguetes [propulsores] são usados para mudar suas orientações no espaço; uma pequena quantidade de combustível dura vários anos) Humanos: Vasos sanguíneos Espaçonave: Dutos de combustível Humanos: Braços Espaçonave: hastes
Espaçonaves também tem órgãos de sentidos para explorar os locais que visitam. Eles devem transmitir os dados para a Terra e receber novas instruções.
Humanos: Olhos (orgãos sensoriais) Espaçonave: Câmera(s), espectrômetros, magnetômetros, outros instrumentos científicos Humanos: Pescoço Espaçonave: Plataforma de varredura (a qual gira em pivô tal que os instrumentos possam apontar para a direção desejada sem reorientar toda a espaçonave) Humanos: Ouvidos/boca Espaçonave: Antena(s) de comunicação (e transmissores e receptores)
Você consegue pensar em alguma outra comparação?
Traduzido para o Português por: Marcelo C. Galati, pela M&H-Consulting