Guia do Educador para Fases da Lua

Cortesia do Jet Propulsion Laboratory


Mais Fácil Fazer que Falar

As fases da Lua está no topo da lista das coisas que os estudantes confundem seriamente. A maioria dos professores tem problemas quando tentam explicar as fases da Lua para os mais jovens, e a evidência sugere que muitos passam uma hora dificil com os conceitos. O problema começa de imediato quando o professor usa um pedaço de giz branco em um quadro negro. O professor está fazendo um desenho em positivo ou em negativo?

Os suprimentos para esta atividade são mais que modestos. Cada estudante irá precisar de algum tipo de esfera de cor clara. Idealmente, ela pode ser fixada na ponta de um lápis. Experimente bolas de isopor branco de 5 centímetros ou maiores para usar como base. Você vai precisar de uma fonte de luz para servir de Sol. Uma lâmpada com um grande bulbo (400 watts) e sem abajour funciona bem. Uma sala escura é necessária.

Com a lâmpada no centro da sala, cada estudante coloca sua bola, com o braço esticado, entre a lâmpada e seus olhos. Eles devem segurar o lápis com a mão esquerda. O bulbo é o Sol, e a bola é a Lua, e eles são a Terra. O que é visto por seus olhos é o mesmo para este exercício e para observações do céu verdadeiro.

No início, a "Lua" está bloqueando o "Sol". (Isto está realmente demonstrando um eclipse total do Sol, que é muito raro para qualquer local na Terra.) Usualmente a Lua passa acima ou abaixo do Sol conforme visto da Terra. Faça com que os estudantes movam suas luas para cima e para baixo um pouquinho, de forma que eles possam ver o "Sol". Conforme eles observam por cima (ou por baixo) das suas luas, eles irão ver que toda a luz solar está brilhando no lado afastado, oposto ao lado que eles estão vendo. Esta fase é chamada "lua nova" (tal qual "lua nenhuma").

Eles devem agora mover suas mãos para a esquerda, cerca de 45° (1/8) de giro no sentido anti-horário. Faça-os observar a luz solar em suas Luas agora. Eles devem ver a borda direita iluminada como um crescente. O crescente irá começar bem estreito e vai alargando conforme a Lua afasta-se do Sol. (Nota: apesar da Lua estar mais próxima do Sol durante as fases nova e crescente, ela ainda é 400 vezes mais próxima da Terra; isto é, o Sol está MUITO afastado na realidade.)

Quando suas Luas estiverem a 90° à esquerda os estudantes irão ver a metade direita da Lua iluminada. Esta é a fase chamada "quarto crescente". Lembre-se de que sempre uma metade da esfera é iluminada por todo o tempo (exceto durante eclipses lunares) mas a parte iluminada que nós observamos muda conforme a Lua muda de posição.

Conforme eles continuam a mover-se no sentido anti-horário para além do quarto crescente, a Lua entra em sua fase "convexa" (iluminada em mais da metade mas menos que quando cheia) a qual cresce conforme a Lua move-se para os 180°.

Quando a Lua atinge a posição de oposição direta ao Sol, como vista da Terra, a metade vista da Terra está totalmente iluminada (a menos que a cabeça do estudante esteja causando um eclipse lunar). Naturalmente somente a metade da Lua está iluminada. A Lua leva duas semanas para mover-se da nova para a cheia. Este crescimento em iluminação é conhecido como "crescente". A Lua persegue o Sol por todo o céu (dia e noite).

Estudantes devem agora segurar o lápis com a mão direita e olhar para a direção aproximada do Sol. Començando com a Lua cheia, os estudantes devem continuar o movimento anti-horário da Lua. Eles irão observar o reverso das fases da Lua vistas até agora, com a parte esquerda da Lua sendo iluminada.

Após a fase convexa diminuir, a Lua atinge a posição de 270°, direto à direita. Esta é a fase "quarto minguante". Ela é seguida por uma faixa iluminada cada vez mais fina, até retornar à lua nova. Da cheia até a nova, a Lua foi "minguando" em direnção em direção ao Sol. O ciclo das fases leva 29,53 dias. Certifique-se de observar a Lua real! A maioria dos jornais informam as fases da Lua junto com as previsões meteorológicas.


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Traduzido para o Português por: Marcelo C. Galati, pela M&H-Consulting