Guia do Educador para Cozinhar Cometas

Guia do Educador para Cozinhar Cometas

Cortesia do Jet Propulsion Laboratory


Faça um Núcleo de Cometa

Cometas são feitos de alguns dos materiais originais com os quais o sistema solar foi formado. Orbitando distante do Sol, esta matéria primordial sobreviveu inalterada por bilhões de anos.

Quando um núcleo de cometa é arrastado gravitacionalmente para o interior do sistema solar, ele começa a aquecer. Os materiais voláteis que o compõem fervem e evaporam, formando a cabeça e cauda(s) que tem maravilhado, perplexado e amedrontado povos através da história. Este tremendo show de luz é produzido justamente a partir de um simples núcleo sólido de apenas 15 ou 20 km de comprimento. Pense nele como um iceberg muito sujo! Este ponto de vista foi confirmado através de espaçonaves Japonesas, Soviéticas e Européias, que sobrevoaram o Cometa Halley, em 1986.

Você pode fazer um modelo preciso de um núcleo de cometa de forma fácil e barata. Infelizmente, é dificil fazê-lo de forma asseada.

Aqui está o que você precisa:

Estes ingredientes são componentes reais ou seus análogos disponíveis. O gelo seco é Dióxido de Carbono congelado. Água, amônia e moléculas orgânicas (baseadas em carbono), e silicatos estão presentes nos núcleos de comentas. Eles tem sido identificados através de medições espectrais das caudas de cometa e pela coleta de minúsculas partículas de gelo feita por aeronaves de vôos de altitudes muito altas.

Aqui segue a receita:

Coloque o saco de lixo na Tigela. Coloque o outro saco de lixo no chão. Despeje uma medida de água na tigela. Acrescente o Amido de Milho ou o molho Worcester, a Amônia, e um pouco de pó; misture um pouco.

Coloque as luvas. Envolva o gelo seco com uma toalha de pano; coloque-o no saco de lixo sobre o chão. Use o martelo para triturar e esfarelar o gelo seco. Gradualmente, despeje o pó de gelo seco na água, misturando enquanto despeja. Haverá muito vapor formado. O gelo seco, água e outros ingredientes devem formar uma neve um pouco grossa. Continue mexendo por alguns segundos mais enquanto ela engrossa.

Agora, usando o saco de lixo para retirar a neve das bordas da tigela, use suas mãos (com as luvas) para compactar a neve em uma bola. Continue a compactar até formar um grande amontoado com protuberâncias.

Destaque o saco de lixo. Espelhe um pouco mais de sujeira sobre o amontoado. Despeje o resto da água sobre ele, girando-o enquanto despeja, de forma que a água forme uma capa de gelo sobre todo o amontoado.

Observe a natureza de seu núcleo de cometa. Ele pode ser manipulado sem as luvas se a capa de gelo estiver intacta. Se houver alguma parte parecendo mais fina, despeje mais água sobre ela. Isto provoca estalos e assobios conforme o dióxido de carbono sublima (passa do estado sólido diretamente para o gasoso) e força sua saída através dos pontos fracos da crosta de gelo. Em um núcleo real, isto resulta em leves forças de jatos que fazem com que o núcleo gire, alterando levemente sua órbita, ou quebre-se (ou "dê crias").

Nota: Consiga 2,5 ou 3 kg de gelo seco para cada núcleo que você planeja fazer. Você pode comprá-lo na tarde ou na noite que antecede a demonstração, e armazená-lo no freezer ou em uma caixa de gelo ["geladeira de isopor", NT]. Coloque aproximadamente 3 cm de jornal embaixo do gelo seco, para evitar que a superfície em que se apoia quebre-se. Tente fazer a demonstração primeiro, para ter uma idéia do total de correto de água a ser usada.

É divertido, é uma bagunça, e é uma das mais memoráveis e cientificamente precisas demonstrações na astronomia.


HOME Atividades e Planos de Aulas


Traduzido para o Português por: Marcelo C. Galati, pela M&H-Consulting