APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA E ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS: UM LEVANTAMENTO BIBLIOGRÁFICO DOS ANOS DE 2000 A 2013 |
Meaningful Learning and natural sciences teaching: a bibliographic survey between 2000 and 2013
|
Suelen Aparecida Felicetti; Bruno dos Santos Pastoriza
|
Palavras-chave: aprendizagem significativa; revisão bibliográfica; ensino de Ciências Naturais.
|
Keywords: Meaningful Learning; literature review; Natural Sciences Teaching.
|
|
|
APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA NA MATEMÁTICA E A FORMAÇÃO DOCENTE: UMA EXPERIÊNCIA COM OS JOGOS TEATRAIS |
Meaningful learning in Mathematics and teacher training: an experiment with Theatrical Games
|
Thaís Philipsen Grützmann; Rozane da Silveira Alves; Rita de Cássia de Souza Soares Ramos
|
Palavras-chave: aprendizagem significativa; jogos teatrais; formação de professores; matemática.
|
Keywords: meaningful learning; theater games; teacher training; mathematics.
|
|
|
MAPAS CONCEITUAIS SOBRE ENERGIA NA EJA: ENSAIANDO CRITÉRIOS DE ANÁLISE PARA OBTER EVIDÊNCIAS DE APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA |
Concept maps about Energy in adult education:testing analytical criteria for meaningful learning evidence
|
André Taschetto Gomes; Isabel Krey Garcia
|
Palavras-chave: Análise de Mapas Conceituais, Material Potencialmente Significativo, Evolução Conceitual, Rede Hierárquica de Significados.
|
Keywords: Concept Maps analysis, Potentially Significant Material, conceptual evolution, Hierarchical Network Meanings.
|
|
|
ANÁLISE DE UMA UNIDADE DE ENSINO POTENCIALMENTE SIGNIFICATIVA NO ENSINO DE MATEMÁTICA: UMA INVESTIGAÇÃO NA APRESENTAÇÃO DO TEMA VOLUME DO PARALELEPÍPEDO A PARTIR DA IDEIA DE ECLUSA |
Analysis of a Potentially Meaningful Teaching Unit in the Mathematics’ Teaching: a research on presentation of the theme tome of the parallelepiped from the idea of mantrap
|
Wanderley Pivatto Brum
|
Palavras-chave: Ensino de Matemática; Unidade de Ensino Potencialmente significativa; Aprendizagem Significativa; Eclusa.
|
Keywords: Teaching of mathematics. Potentially meaningful teaching of the unit. Meaningful learning. Mantrap.
|
|
|
CIÊNCIAS: O ENSINO DO CONCEITO DE PRESSÃO A PARTIR DE UMA ABORDAGEM INTEGRADORA, COM O APOIO DE MAPAS CONCEITUAIS, DIAGRAMAS ADI (ATIVIDADES DEMONSTRATIVO-INTERATIVAS) E EXPERIMENTOS ALTERNATIVOS NO 9 |
Science: the teaching of the pressure concept from an integrative approach, with the support of concept maps, diagrams DIA (demonstrate interactive activities) and alternative experiments at the 9th g
|
Joelma Vicentin; Sandro Aparecido dos Santos
|
Palavras-chave: conceito de pressão, abordagem integradora, atividades experimentais, mapas conceituais, diagramas ADI.
|
Keywords: pressure concept, integrative approach, experimental activities, concept maps, DIA diagrams.
|
|
|