FacebookTwitterYoutubeGoogleYahooFeedWordpressLinkedin

Colóquios

Título:
Colóquio:Variação de entropia, efeitos calóricos e refrigeração magnética. Nilson A.Oliveira
Quando:
09.08.2016 16.00 h
Onde:
Anfiteatro Antônio Cabral - Porto Alegre
Categoria:
Colóquios 2016

Variação de entropia, efeitos calóricos e refrigeração magnética

Nilson Antunes de Oliveira Instituto de Física – Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Materiais magnéticos podem ser aquecidos ou resfriados quando submetidos a variação de campo magnético externo (efeito magnetocalórico), variação de pressão (efeito barocalórico) e variação de campo elétrico (efeito eletrocalórico). Esses efeitos calóricos podem ser utilizados como base da refrigeração magnética, uma tecnologia ecologicamente correta que pode substituir a refrigeração convencional baseada na compressão e descompressão de fluidos que são nocivos ao meio ambiente. Independentemente da sua aplicação tecnológica, é interessante estudar os efeitos calóricos do ponto de vista da física fundamental. Neste colóquio iremos apresentar um breve resumo sobre o desenvolvimento da refrigeração magnética assim como discutir as propriedades magnéticas, variações de entropia e os efeitos calóricos em alguns composto magnéticos. O foco será em materiais magnéticos a base de Terras Raras, cujo magnetismo provém principalmente dos elétrons 4f que tem um caráter localizado. Utilizaremos um modelo teórico onde são incluídos interação a elétron-elétron, o acoplamento magnetoelástico e um termo de campo elétrico cristalino responsável pela anisotropia desses compostos. Apresentaremos alguns resultados para materiais que tem potencial de aplicação em refrigeradores magnéticos que operam em baixas temperaturas.

Venue:
Anfiteatro Antônio Cabral