FacebookTwitterYoutubeGoogleYahooFeedWordpressLinkedin

Colóquios

Título:
Colóquio:Modelo não-Markoviano sintonizável para a luz e algumas possíveis aplicações. Itamar Vidal
Quando:
05.04.2016 16.00 h
Onde:
Anfiteatro Antônio Cabral - Porto Alegre
Categoria:
Colóquios 2016

Modelo não-Markoviano sintonizável para a luz e algumas possíveis aplicações

Itamar Vidal

Laboratório de Ótica Quântica e Estatística de Fótons, DF-CCEN, Universidade Federal da Para´ıba

Department of Complex Physics Systems, Weizmann Institute of Science, Israel

Embora muitos dos fenômenos aleatórios na natureza sejam correlacionados, maior parte das descrições utilizadas admitem que as variáveis sejam estatisticamente independentes. Esta simplicação é uma primeira aproximação que em alguns casos fornece um bom modelo teórico para os problemas estudados. Entretanto, recentemente o uso de meios não-Markovianos, ou seja, que contêm um certo tipo de memória de longo alcance, têm ganho muito destaque entre os cientistas. Aqui apresentamos um sistema ótico capaz de produzir fases aleatórias correlacionadas na luz obtendo a produção de padrões de speckles não-Markovianos. Utilizando estes speckles estudamos sua propagação em meio linear e não linear autofocalizante gerando rogue waves com mais de uma ordem de grandeza acima do limite SWH (Significant Wave Height) com distribuição de probabilidade de cauda longa não usual.

Venue:
Anfiteatro Antônio Cabral